Headsets para todos

Autor: Leonardo Fioretti
A cada dia que passa, percebe-se haver no mundo dos negócios a busca contínua das empresas pelo aumento na lucratividade das suas operações. Busca-se obter melhores resultados com a estrutura que já possuem ou através de baixos investimentos, otimizando processos administrativos e produtivos, além de aprimorar a qualidade e eficiência do trabalho dos colaboradores, capacitando-os e tornando-os mais envolvidos e eficazes em suas atribuições.
 
O primeiro headset surgiu em 1910 na Califórnia, Estados Unidos, na Universidade de Stanford. Na época, a invenção do headset não foi visto como algo que poderia revolucionar a maneira de comunicar-se via telefone, porém com o passar dos anos e principalmente na Primeira Guerra Mundial, foi que a importância da utilização obteve maior atenção, principalmente na utilização dos headsets em aviões de combate para a comunicação com as bases de comando.
 
Daí em diante, a utilização dos headsets se intensificou, passando a ser implantada em órgãos do governo e na sequência, sendo comercializada ao público como um tipo de aparelho telefônico que poderia substituir a forma convencional de se comunicar, trazendo benefícios aos usuários pela sua utilização, tais como o aumento da produtividade e diminuição significativa de casos de lesões nas costas e pescoço ocasionadas pela má postura ao falar em aparelhos convencionais.
 
Estudos atuais comprovam que profissionais que utilizam headsets na comunicação têm sua produtividade aumentada em até 43%. Não à toa, inúmeras empresas passaram a adotar headsets visando à obtenção de melhores resultados em seus negócios. Fundamentalmente, a utilização de headset proporciona a realização de várias tarefas ao mesmo tempo que se fala ao telefone. Em outras palavras, o usuário transforma-se em um profissional multi-tarefas, agregando mais valor ao seu trabalho, contribuindo efetivamente na lucratividade nos negócios da sua empresa, produzindo mais em menos tempo.
 
Além da produtividade aumentada, este mesmo estudo a respeito dos benefícios da utilização de headsets apontou a diminuição de casos de lesões físicas e de casos de afastamentos de profissionais usuários deste tipo de aparelho. O headset é projetado para que tanto a transmissão, quanto a recepção do áudio seja realizada da melhor maneira possível, com alta qualidade sonora dentro de padrões e normas internacionais, proporcionando extremo conforto, bem estar e segurança aos usuários. Verificou-se também que profissionais que utilizam headsets apresentam maior disposição durante toda a jornada de trabalho, o que também contribui para melhores resultados da empresa.
 
Hoje em dia, não só empresas de call centers optam pela utilização de headsets para se comunicar. Percebe-se um aumento expressivo de empresas dos mais diversos segmentos utilizando-os não só em suas áreas de atendimento a clientes, mas também em outros departamentos administrativos atendendo as necessidades para aplicações analógicas, digitais, VoIP e wireless.
 
Especialmente no Brasil, nos últimos cinco anos houve um aumento de mais de 700% na quantidade de vendas de headsets voltados para utilização em escritórios e home-offices. Profissionais do setor de telecom estimam que nos próximos dois anos a utilização de headsets ganhe ainda mais força respondendo por 20% de todo o mercado de aparelhos de comunicação.
 
Leonardo Fioretti é diretor executivo da empresa Felitron.

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