No dia 28 de agosto, em São Paulo, a Avape – Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais realizou o lançamento oficial do Avape Net, contact center da entidade. O evento contou com a presença do jornalista Heródoto Barbeiro da rádio CBN e TV Cultura, para discutir a responsabilidade social no mundo corporativo.
De acordo com Marco Gonçalves, presidente da Fenavape – Federação Nacional da Avape, dos 690 postos, 250 são destinados para excepcionais, dos quais 100 serão para os que têm dificuldades de locomoção e trabalharão em casa. O executivo também disse que o objetivo da Avape Net é atender um milhão de pessoas com deficiências até 2010. Gonçalves falou, ainda, da eficiência do trabalho de pessoas excepcionais. “Do outro lado da linha, ninguém está vendo as deficiências, mas sim o bom atendimento”, completa.
Em sua palestra, Heródoto Barbeiro falou sobre a importância da responsabilidade social nas empresas. E fez uma crítica à sociedade brasileira apontando a falta de participação na sociedade. “Não temos o hábito de colocar a mão na massa”, disse. Também pontuou a evolução dos paradigmas no mercado mundial. “O século XIX foi do industrialismo, o século XX da tecnologia e no XXI é a vez da ética – pela crescente preocupação social dos clientes em relação à conduta das empresas”, afirmou. O jornalista finalizou a apresentação com seu conceito de ética: “aquilo que fazemos quando ninguém está vendo”, concluiu.