A Hi Platform lança a Hi Academy, que irá oferecer cursos que capacitam para habilidades como customer care (experiência no atendimento ao consumidor), estratégias para se trabalhar com Inteligência Artificial e criação de chatbot, incluindo o desenvolvimento de robôs de atendimento para o mercado de e-commerce. Eles serão oferecidos em formatos presenciais e a distância (EAD), gratuitamente ou a preços acessíveis. Os cursos iniciais já estão com as inscrições abertas no site. As inscrições podem ser feitas no link. Novos cursos serão lançados periodicamente no portal.
O público que a escola deseja impactar é formado por jovens que estejam ingressando no mercado de trabalho (primeiro emprego) e profissionais (entre analistas, gerentes e coordenadores, a depender do curso) que já atuam ou desejam atuar no mercado de atendimento, marketing e comunicação com o consumidor. “De um lado temos cerca de 12,7 milhões de brasileiros desempregados. Do outro, empresas com dificuldade de encontrar profissionais qualificados em tecnologia. Queremos ajudar jovens a ingressar novas carreiras e capacitar os profissionais que já estão no mercado para que deem conta de todas as habilidades requeridas pelas profissões do futuro”, explica Marcelo Pugliesi, CEO da Hi Platform.
Ele completa que, o mercado de contact center, por exemplo, cresce devido a automação do atendimento, mas registra queda no número de pessoas empregadas no SAC, que é um dos setores que mais empregam no país. “Para esses trabalhadores, saber produzir conteúdo para chatbots (para vagas como de UX Writes) e estar inseridos em assuntos como inteligência artificial é ponto de partida para conquistar realocações em vagas mais estratégicas nesse cenário”, copleta. Ao final de cada curso, será emitido um certificado com o qual o aluno poderá comprovar ao mercado que está habilitado a trabalhar com competências específicas, segundo Pugliesi, que espera registrar cinco mil alunos até o final do ano.
As aulas presenciais do Hi Academy acontecem na própria sede da Hi Platform ou em institutos de ensino. Já os cursos EAD serão feitos dentro da plataforma e contarão com aulas expositivas em vídeos, infográficos e discussões com base em cases reais. O projeto funciona como uma academia de ensino, tendo o aluno acesso a toda a grade de cursos disponíveis, e alertas de novos cursos ou aulas bônus daqueles que já completou.
Os formatos das disciplinas variam entre conceituais, como o curso de Inteligência Artificial (IA), que introduz os alunos aos conceitos de IA e construção de estratégias de implementação, até os mais práticos, como o de chatbot, que propõe o ensino de códigos de atendimento, condução de diálogo com o consumidor, como estruturar dúvidas e produzir perguntas para o chatbot e no qual, ao final, os alunos são desafiados a entregar um protótipo do assistente virtual para um segmento específico em troca do certificado. De acordo com Leonardo Pallotta, líder de projeto dentro da Hi Platform, o time de instrutores será integrado pelos gerentes e coordenadores da área de automação da Hi e também por convidados – consultores e especialistas do mercado.