O parque de diversões Hopi Hari obteve crescimento de 68% de faturamento com televendas em 2010, comparado a 2009. No último ano, as vendas aumentaram 51% (de 41.310 para 62.187 ingressos), resultando no faturamento de mais de R$ 3 milhões. A parceria com a Alert Brasil, empresa de call center, permitiu a profissionalização do serviços de televendas do parque, e contribuiu significamente com o aumento dos lucros do Hopi Hari. “Investir em uma estrutura de call center e tecnologia adequada nos tiraria do foco, que é o mercado de entretenimento”, diz o gerente de varejo do parque, Bruno Azevedo.
As operações do novo projeto iniciaram em 2009, quando a política de trabalho dos funcionários foi enriquecida pelos programas de incentivo e capacitação implantados pela Alert Brasil. Um dos principais diferenciais foi a junção das aptidões de SAC e vendas para os operadores, funções antes separadas. “Juntas, as qualificações de atendimento ao cliente e vendas são o ideal, pois se complementam. Uma informação captada pelo SAC pode ser revertida em venda, por isso o treinamento multiskill traz ganhos em desempenho”, diz o diretor comercial da Alert Brasil, Hugo Moises.
O monitoramento constante do e-commerce também trouxe resultados positivos. As compras abandonadas recebem retorno dos operadores de televendas em cerca de cinco minutos. O objetivo é auxiliar o cliente na finalização da transação. Azevedo atribui o sucesso das operações a um conjunto dos fatores: solução de telefonia adequada, programa de metas, treinamento especializado para os profissionais e monitoramento do e-commerce. O programa de metas premia os operadores em dinheiro, de acordo com os resultados alcançados. “Com salários mais altos, podemos contratar profissionais diferenciados, com perfil adequado à operação”, completa o gestor do parque.