Hora de fazer diferente

A evolução do mercado de gestão de clientes nos últimos anos vem sendo pautada principalmente pela transformação digital. Com o avanço do conceito de omnicanalidade, as empresas do setor estão tendo que correr para se adaptar às demandas de um novo perfil de consumidor, que está presente em todos os canais. Assim, 2019 deve ser a consolidação desse cenário. “A gestão de relacionamento por meio de interações cada vez mais complexas será uma das principais tendências deste novo ano”, prevê Topázio Silveira Neto, presidente da Flex.
Tanto que ele entende como principal desafio do mercado continuar inovando, apresentando processos e soluções que entendam e acompanhem cada vez mais o cliente, sua jornada e experiência nos mais diferentes aspectos. “O desafio é criar processos que utilizem cada vez mais alta tecnologia que facilita, compreende e potencializa a interatividade.” Em entrevista exclusiva, o executivo fala sobre os desafios do setor esse ano e o caminho da Flex para alcançar bons resultados em 2019.
Callcenter.inf.br – Quais devem ser as tendências em 2019?
Neto: A gestão de relacionamento por meio de interações cada vez mais complexas será uma das principais tendências deste novo ano. O desafio é criar processos que utilizem cada vez mais alta tecnologia que facilita, compreende e potencializa a interatividade. Isso passa pelo uso intenso de tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data & Analitycs, Bots, Machine Learning, Agentes Virtuais e URAs Cognitivas, sem deixar de ter nas pessoas o foco da inovação e do atendimento. 
Qual deve ser o grande desafio para as empresas desse mercado no próximo ano?
Continuar inovando, apresentando processos e soluções que entendam e acompanhem cada vez mais o cliente, sua jornada e experiência nos mais diferentes aspectos. A mudança do comportamento impactou na vida social e também na forma como os consumidores se relacionam com as empresas.  Eles querem escolher quando e onde irão interagir, além de informações mais acessíveis e diretas.
Quais são os planos da Flex?
2019 será um ano especial para a Flex, um ano em que a empresa vai comemorar 10 anos de trajetória no mercado de gestão de relacionamentos. Continuaremos escalando com solidez e transparência no mercado para alcançarmos a empresa que queremos no futuro, com mais inovação e tecnologias avançadas, governança corporativa em seus processos e investimento em pessoas. Tivemos um ritmo de crescimento considerável nos últimos anos. Ajustamos processos, geramos produtividade, criamos produtos e desenvolvemos pessoas. Acreditamos que 2019 refletirá positivamente as ações já realizadas e os muitos benefícios que conquistamos ao longo deste ano. Neste caminho, olharemos os detalhes, planejaremos mais e realizaremos processos cada vez mais alinhados com a expectativa dos nossos clientes. Tudo isso, sem deixar de lado as nossas origens e valorização das pessoas.

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Hora de fazer diferente

Autor: Jaques Grinberg Costa
A área de Recursos Humanos enfrenta desafios diários. Afinal, administrar a gestão de pessoas é uma das grandes dificuldades das empresas. Alguns dos desafios são:
– Novas gerações de profissionais onde a liberdade e condições de criar valem mais que a remuneração.
– Reter e motivar os talentos.
– Treinar e qualificar.
– Manter um clima adequado e agradável para todos.
– Gerir gestão de conflitos internos.
Se entre as funções do RH é administrar e manter uma provisão de recursos humanos (colaboradores), desenvolver, capacitar e monitorar para depois recompensar, como atingir os resultados esperados em tempos de crise econômica? Lembrando que a insegurança dos profissionais aumenta e a cobrança para atingir metas também.
O momento é propício para as empresa avaliarem a sua estrutura organizacional, política interna de trabalho e perfil de colaboradores que deseja manter e investir.
Um dos primeiros passos é alinhar a liderança, todos os departamentos trabalham para um objetivo comum e único, o sucesso da empresa. Uma liderança alinhada e com o apoio do RH terá condições de potencializar os resultados independente da situação econômica do país e do planeta.
Se existem empresas do seu segmento ganhando mais dinheiro do que você, se existem profissionais da sua área ganhando mais dinheiro do que você, a culpa da sua situação atual é da crise ou é preciso mudar?
Se for preciso mudar, o RH é fundamental neste processo. Todas as mudanças atingem de alguma forma os profissionais, que no primeiro momento podem receber as notícias de forma negativa. As mudanças exigem que todos saiam da zona de conforto, quando as empresas mudam, os colaboradores precisam mudar junto.
O trabalho do RH começa na pré mudança, quando a ideia de mudar surge. Precisa entender tudo que irá acontecer, os passos da mudança, para preparar a comunicação e administrar os conflitos, acompanhar e avaliar os resultados relacionados a gestão de pessoas. Este processo é fundamental para manter e potencializar os resultados.
Aproveitando, se a comunicação de mudanças com os colaboradores também é função do RH, o segredo para driblar esse período de crise econômica é manter uma boa comunicação pontuando as ações e expectativas da empresa. Uma comunicação falha pode prejudicar, e muito rápido, todo um processo, reduzindo os resultados e as vendas. É importante que as comunicações sejam coerentes com a política da empresa e sempre que possível orientar e comunicar os líderes antes do comunicado geral. Ter o apoio da liderança é um fator que fará a diferença na gestão e nos bons resultados.
Para ter um diferencial é preciso fazer diferente. Qual o seu diferencial?
Jaques Grinberg Costa é empreendedor, consultor, coach e palestrante, trabalha com os temas de empreendedorismo, vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes.

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