A IBM, uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, escolheu pela Colômbia no momento de desenvolver uma central de atendimento na qual os operadores conheçam expressões regionais dos países que falam a mesma língua, porém, com gírias e palavras peculiares a cada local.
Instalado em Bogotá, integra a estratégia internacional da empresa em orientar todos os seus negócios para o segmento de telefonia e Internet. O callcenter vai contar com 120 operadores que atenderão, além dos clientes colombianos, os da Venezuela, Peru, Chile e Bolívia. O Brasil, Argentina e México também possuem centrais semelhantes a esse montado na Colôbia.
A empresa também contratou profissionais especializados para resolver esses problemas de comunicação, como lingüistas e consultores que trabalham com o modo de falar de cada região. Entre alguns casos apresentados para os operadores estão o “ya”, pronunciado pelo chilenos quando querem dizer “está bem” e o “sí”, do peruanos, que significa, na maioria dos casos, “vamos ver”.