IDC Brasil reforça área de telecomunicações

0
1


O profissional Brendan Conroy é o novo integrante da equipe de consultores da IDC Brasil. Com foco em telecomunicações, Brendan irá trabalhar o novo portfólio da divisão oferecido pela consultoria, avaliando o processo de inserção e o impacto da adoção de novas tecnologias no cenário brasileiro. Brendan, que é australiano, acumula 12 anos de experiência profissional no mercado de telecomunicações, tendo ocupado posição executiva na Telstra, operadora de telecom da Austrália e do Sudeste Asiático.

“Há diversos tipos de tecnologia que poderão causar grande impacto no Brasil, como WiMax e 3G, e será interessante observar qual iniciará esta movimentação no mercado a curto e a longo prazo. Atualmente, dentre os estudos e consultorias que estamos desenvolvendo para o nosso novo portfólio estão especializações sobre as tecnologias Wimax, Voip e IMS, assim como IPTV, IP VPN e banda larga”, diz Brendan.

De acordo com a consultoria, IP VPN vem chamando a atenção em âmbito mundial como a escolha para conexões WAN, particularmente com a contínua implantação da próxima geração de redes de telecomunicações e empresas com IP baseado em MPLS (multiprotocol label switching). No Brasil, o segmento corporativo tem se voltado para IP VPN a fim de priorizar e carregar o tráfego de dados e voz de forma segura entre as filiais locais, regionais e internacionais.

Sobre VoIP, o novo consultor adiciona que “2005 foi um ano de progresso para comunicações IP e, em particular, para VoIP. A popularidade desta tecnologia pela diminuição dos custos para os consumidores vem causando redução na receita das operadoras. Em 2006, estas deverão ofertar ligações telefônicas mais em conta e alguns serviços de valor agregado, enquanto outras oportunidades serão criadas para novos provedores de serviços e fabricantes de equipamentos”.