Incentivo ao desenvolvimento



Atualmente, o perfil do agente de atendimento vai além das características básicas desejadas em um profissional contact center. Comprometimento, disciplina, empenho, entre outros, já não são diferencial. O que as empresas esperam é que o operador entenda e atenda o cliente, crie soluções e dê maior enfoque aos resultados. Sob essa premissa, Renata Santos Oliveira, coordenadora de recrutamento e seleção, Denise da Silva Garcia e Marisa Nunes, analistas de recrutamento da Voxline, dão dicas de como as empresas pode contribuir para que o colaborador construa uma carreira de sucesso.

 

Quando uma empresa oferece oportunidade de crescimento e deseja influenciar na ascensão dos colaboradores, é imprescindível deixar claro e estabelecido quais são as exigências para promoção, de acordo com Denise. “Determinar que, para cada cargo será exigido um curso de graduação especifico e principalmente propiciar que o agente vivencie as rotinas de um determinado departamento da empresa para facilitar o processo de escolha, é fundamental”, complementa Renata.

 

Cabe ao RH adequar cada profissional às tarefas pertinentes a sua área de atuação, de acordo com as competências apresentadas, criar um bom plano de carreira, desenvolver, acompanhar e apresentar ao colaborador novos desafios para que possa exercitar suas habilidades, segundo Marisa. “Em contrapartida, cabe ao operador ficar atento às oportunidades disponibilizadas, buscar o autodesenvolvimento e o envolvimento com os negócios da empresa, também gerar novos negócios fará com que o agente seja o destaque não só na equipe, mas também na empresa.”

 

A empresa deve potencializar seu negócio por meio dos colaboradores, para tanto, o melhor meio é deixar claro o tipo de carreira que o colaborador deverá seguir na empresa, fazê-lo participar dos resultados, além de incentivar os feedbacks de melhoria, a participação dos colaboradores nos resultados, segundo Renata. “Gerar novos negócios, oportunidades internas, parcerias com instituições de ensino, campanhas motivacionais, treinamentos e convênios afins, também são atitudes imprescindíveis”.

 

“Em call center há um estigma do profissional de operador de telemarketing, ficando então o desafio e a criatividade para as empresas em desenvolver e tornar o plano de incentivo mais atrativo ao colaborador”, alerta Marisa. “O que deve ser considerado é o reconhecimento do profissional dentro da empresa e no mercado, ou seja, torná-lo mais competitivo, gerando oportunidades, fortalecendo habilidades”, afirma Renata. “Além disto, é importante manter um bom clima organizacional, apresentar o foco e os resultados da empresa”, complementa Denise.

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