Inclusão digital
A 17ª Pesquisa Internet POP, realizada pelo Ibope Mídia, revela um aumento no uso de Internet pelas classes D/E. A penetração cresceu de 7% na medição anterior (Abr/2004) para 11% na pesquisa mais recente (Mai-Jun/2005).
Segundo a pesquisa, os principais locais utilizados pelos internautas de classe D/E para acesso à internet são escola, trabalho e casa de amigos/parentes. Apenas 4% dos entrevistados deste segmento disseram acessar internet de suas casas. Essa é uma característica específica dessa parcela de internautas, já que no total da população a navegação por meio do computador de casa é a que teve maior incidência.
Em relação à velocidade de acesso à Internet, 24% dos que possuem acesso convencional (discado) declaram intenção de contratar acesso rápido.
A Pesquisa Internet POP também revela que 16% dos entrevistados conhecem o Sistema de Telefonia VoIP, novo sistema de comunicação realizado por meio de computador. O item também aborda dados de conhecimento de marcas de operadoras, funcionamento e utilização.
O estudo foi realizada entre 21 de abril e 6 de maio de 2005, em nove regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Distrito Federal e Curitiba. As questões levantadas abordam a importância atribuída à posse de TV por Assinatura, Telefone Celular e Internet, formas de acesso à Internet, intenção de contratação de acesso rápido, entre outras.
Deixe um comentário
Inclusão digital
O PC Conectado, projeto de inclusão digital do Governo Federal, vai beneficiar também, além de pessoas físicas de baixa renda, empresas de pequeno porte. De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ligado à Casa Civil da Presidência da República, a meta é colocar cinco milhões de computadores com acesso à internet em domicílios e dois milhões em micro e pequenas empresas, em um período de três anos.
O programa, que deverá ser lançado até o fim deste semestre, vai beneficiar brasileiros com faixa salarial entre cinco e dez salários mínimos, e micro e pequenas empresas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, apenas 8% dos brasileiros possuem acesso à internet. O alto custo é a justificativa para que milhões de pessoas fiquem fora da sociedade da informação.
MPE conectada – A ação do governo também vai atender micro e pequenas empresas. A intenção é destinar, em um período de três anos, dois milhões de computadores para o segmento. Segundo dados do governo, existem mais de um milhão de empresas interessadas na aquisição de um PC que podem ser atendidas pelo programa dependendo das condições financeiras oferecidas.
O formato do financiamento para a pessoa jurídica ainda não está definido pelo governo. “Mas é certo que a linha de financiamento não será a mesma para os dois tipos de usuários”, informa o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.
O Sebrae comemora a inserção das micro e pequenas empresas no projeto de inclusão digital. De acordo com Paulo Alvim, gerente da Unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia da instituição, os pequenos empreendimentos só têm a ganhar com o programa, seja na forma favorecida de aquisição das máquinas, ou na composição de programas direcionados à área. “Os equipamentos oferecidos serão adequados à realidade da pequena empresa, com softwares específicos, além de receber vantagens no custo do investimento”, disse.