Inclusão digital

0
5



O Instituto CSU, entidade de cunho social e educacional criada e mantida pela CSU Cardsystem, oferecerá, a partir do dia 18 de fevereiro, cursos de Introdução à Informática e Digitação para pessoas portadoras de deficiência auditiva. As aulas serão ministradas por um professor do Instituto CSU e contará com o apoio de um interprete da linguagem de sinais. “Em breve nossos professores de informática passarão por um programa de capacitação onde terão acesso aos conhecimentos necessários para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, incluindo a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) utilizada pelas comunidades de surdos”, afirma Veronica Mafra, secretária geral do Instituto.

 

De acordo com o Censo 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no país aproximadamente 5,7 milhões de pessoas que portam algum tipo de deficiência auditiva, o equivalente a 2% da população brasileira. “Este significativo contingente justifica todo e qualquer desenvolvimento de ações no sentido de possibilitar a essa comunidade a oportunidade de integrar-se à sociedade e às organizações por meio da inclusão digital”, enfatiza Verônica.

 

O projeto, que tem como objetivo ampliar e diversificar o universo de alunos atendidos pelo Instituto, prevê cursos de informática também para os deficientes visuais. “Já estamos preparando nossa estrutura por meio da instalação de teclados adaptados, software com leitor de tela e apostila em braile, garantindo, dessa forma, total acessibilidade aos alunos”, destaca Claudia Santos, coordenadora do Instituto CSU.

 

O curso, com duração de dez dias e duas horas diárias, será ministrado no Site Alphaview da CSU, em Barueri, localizado em frente à estação Antonio João, da CPTM, sentido Itapevi. Os interessados devem entrar em contato com a entidade pelo telefone (11) 2627-8542/8541, das 09h às 18h.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNovidade na Ipsos
Próximo artigoO feitiço virou contra o feiticeiro