Nova integração permite criação de chatbots inteligentes para suporte ao cliente e transações em RCS Business Messaging
A Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem, anunciou que passou a oferecer às empresas e marcas acesso à IA conversacional e chatbots habilitados para IA em seu RCS Business Messaging, por meio de uma nova integração com o Google Vertex AI, plataforma de aprendizado de máquina desenvolvida pelo Google Cloud. Na prática, a partir desta integração, será possível criar bots inteligentes capazes de lidar com uma série de consultas, transações e problemas de suporte ao cliente ao longo de toda sua jornada.
“O RCS (Rich Communication Service) é um dos principais canais de comunicação que as empresas e marcas estão utilizando, cada vez mais, para se comunicarem com seus clientes, dada a sua capacidade de fornecer uma experiência rica, nativamente disponível nos telefones dos clientes”, comentou Ivan Ostojić, Chief Business Officer da Infobip. Segundo dados do relatório Messaging Trends 2024 da Infobip, o recurso cresceu 16 vezes no Brasil em 2023 entre seus clientes e 358% globalmente. Conhecido como uma evolução do SMS, a adoção da ferramenta vem abrindo novas possibilidades dentro da comunicação por dispositivos móveis — seja nas mensagens cotidianas ou na comunicação de varejo.
De acordo com outro levantamento, o Juniper Research, o número de usuários ativos desse tipo de tecnologia, alcançará 2,1 bilhões de pessoas globalmente até 2025. Outro forte indício recente da adoção das novas mensagens é de que a Apple vai adotar o protocolo até o final deste ano. “Além do mercado de telecomunicações, que está atento às discussões envolvendo o RCS, o mercado varejista também precisa acompanhar o crescimento desta tecnologia recente. Uma nova ferramenta significa para as empresas uma nova forma de contatar clientes e de proporcionar jornadas de compra mais eficazes e fluídas”, explicou Bárbara Kohut, especialista de produto Latam da Infobip.
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box sobre tendências para o varejo em 2024, 46% dos entrevistados disseram que preferem comprar on-line ao invés de irem até lojas físicas. Com as compras no e-commerce sendo realidade para muitos clientes, os recursos do RCS podem ajudar as empresas em etapas de promoção de produtos, com mensagens contendo imagens, vídeos e textos de mercadorias e serviços. Outro uso interessante da ferramenta é para lembrar aquele cliente de recuperar itens que abandonou em carrinhos de e-commerce. Esta comunicação com o consumidor pode ser feita por meio de um perfil comercial de RCS verificado da marca, o que confere maior credibilidade e confiança.
“A combinação de nossa expertise em RCS e rede de parceiros, o poder do Vertex AI do Google, e o seu próprio conhecimento da indústria e insights sobre os clientes garantem interações conversacionais em RCS que ajudarão a diferenciar as marcas da concorrência. Em vez de construir chatbots separados para cada caso de uso, todos podem ser atendidos em uma única thread de mensagens no RCS Business Messaging. Potenciais casos de uso incluem tornar big data acessível ao fornecer uma visão única de todas as interações da marca e do cliente, independentemente do canal ou serviço, criar sistemas de recomendação poderosos e precisos, suportar reconhecimento de imagem e vídeo e desenvolver assistentes pessoais de viagem”, concluiu Ivan.