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A ideia foi simplificar os processos, garantindo a disponibilidade das informações a todos os perfis de usuários da empresa. “Assim, atender e servir ao cliente é entendido como uma responsabilidade de todos”, enfatiza Rosana Zanin Hessel, coordenadora da CERC – Central de Relacionamento com o Cliente da Eucatex. Rosana acrescenta que a solução também contribui para o envolvimento dos colaboradores de diversas áreas, os quais atuam como patrocinadores e multiplicadores. “A adoção permitiu repensar processos por meio da redefinição de papéis, compartilhamento das informações, agilização de fluxos internos, racionalização de atividades burocráticas e aumento de eficiência na execução de tarefas”, explica.
A Eucatex também optou por manter uma equipe de atendimento própria, sem terceirização, orientada a recepcionar e registrar cada manifestação, analisar se a solicitação pode ser resolvida de imediato ou se demanda a interação com outras áreas, acompanhar todo o processo e compartilhar o resultado desse contato com as áreas afins. “Esse estreito relacionamento já motivou, por exemplo, a revisão de termos de garantia e a melhoria de embalagens e serviços, bem como reforçou a necessidade de lançarmos novos produtos e soluções”, finaliza a coordenadora. Atualmente, o call center da Eucatex recebe aproximadamente 10 mil ligações e mil emails por mês.
A matéria na íntegra pode ser conferida na Revista ClienteSA, edição nº 89 (Dezembro/2009 e Janeiro/2010). Em entrevista exclusiva, Rosana deu detalhes sobre a adoção do CRM e contou os resultados da mudança.