“Puxe a corda e ela vai lhe seguir para onde quer que vá. Empurre-a e não irá à lugar nenhum”, declarou o então Presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower. Dentro de um ambiente de negócios que muda constantemente, você está liderando sua equipe ou apenas gerenciando ela? Tem mudado seu estilo de liderança ao longo dos anos? Quais são os valores principais (Core Values) e a base que tem sido constante?
No esporte, os atletas se superam quando conseguem executar sem falha alguma os movimentos básicos e as jogadas enquanto buscam oportunidades inesperadas deixadas pelos adversários que faz com que possam avançar e marcar pontos. Os integrantes da equipe devem ter confiança na capacidade do seu líder se a equipe quiser ser bem sucedida.
Do mesmo modo nos negócios, as equipes são um elemento essencial para o sucesso e os membros da equipe devem acreditar que seu líder seja competente e vai liderar a equipe na direção que irá atingir as metas da empresa e ao mesmo tempo satisfazer as necessidades pessoais do individuo. De acordo com David Neeleman, CEO da Jet Blue Airways, “Este espiral positivo impulsiona a empresa e os membros da equipe mais próximos a seus objetivos”.
Embora os líderes freqüentemente possuam a resposta a seus próprios problemas, é fácil ficar preso nos desafios da gerência do dia-a-dia e deixar de focar no objetivo total e a direção de sua empresa. Conseqüentemente, a equipe fica incapaz de alcançar seu pleno potencial. Ao fortalecer a equipe e através de “empowerment” os líderes têm condições de dedicar maior esforço na liderança e menos tempo na gerência.
Rick Hirschi é consultor e professor de Operations Management no Departamento de Business, Micro e Macroeconomia.