Liderança com inteligência emocional

0
30
A formação de líderes depende muito pouco do ensino tradicional oferecido nas universidades. Essa foi a visão dos empreendedores Daniel Gurgel e Guilherme Bcheche ao criarem a Polifonia, Escola de Protagonismo, que acelera o desenvolvimento de líderes criativos por meio de autoconhecimento, reflexão e transformação pessoal.
Após uma pesquisa de quatro anos sobre as principais escolas híbridas de negócios e design do mundo e uma formação em Liderança Criativa na Holanda, Gurgel constatou que a educação necessária para a formação de líderes requer uma abordagem que incorpore os sentimentos dos participantes tanto quanto suas ideias, porque o pilar fundamental da liderança é a inteligência emocional, que é justamente a intersecção entre o pensar e o sentir. Outro ponto crucial é o ensino ter a prática como base. No entendimento dos sócios, a teoria apenas dá suporte às experiências vividas nos desafios reais que os alunos resolvem coletivamente.
“Protagonismo, etimologicamente, significa estar ´à frente de´, em oposição à percepção normal de liderança ´acima de´. Ele exige legitimação e interdependência, liderança não necessariamente. Também o entendemos como o exercício da maestria pessoal: se você está fazendo aquilo que é excelente, outros naturalmente tenderão a colaborar e você estará na zona de maior potencial”, explica Daniel Gurgel, co-fundador da Polifonia.
Até o momento, a Polifonia oferecia apenas um curso: um programa de formação em Protagonismo Criativo, com duração de quatro meses, que já desenvolveu líderes nos setores público, corporativo, comercial, social, terceiro setor e comunitário. Para garantir a diversidade e qualidade das turmas, quem se inscreve neste programa deve passar por um processo seletivo que dura até três semanas. No entanto, a partir de agosto, a Polifonia oferecerá três novos cursos com duração média de um mês e meio, cujas inscrições não incluem processo de seleção.
O primeiro é um Curso Intensivo de Protagonismo, chamado Voz, que tem o objetivo de desenvolver habilidades de liderança, comunicação e criatividade em líderes de todas as idades e experiências. É uma versão reduzida e intensiva do programa de formação. O segundo é o Invento, um Curso de Criatividade Aplicada à Vida, voltado a profissionais de todas as idades que ainda não se sentem criativos e cujo objetivo é o desenvolvimento de seus potenciais criativos inatos para aplicação na vida pessoal e profissional. O terceiro é um curso de filosofia e liderança chamado Oráculo que, por meio de práticas de role-playing e um aprofundamento nos quatro campos da filosofia clássica – Lógica, Metafísica, Ética e Estética -, tem como resultado a aceleração do desenvolvimento das habilidades de liderança, comunicação, estratégia e tomada de decisão.
Em breve, a escola promete lançar uma série de cursos à distância com foco em protagonismo e transformação pessoal e cujo formato consistirá em uma mistura de aulas, práticas e coaching com cinema documental, entrevistas e diálogos com especialistas para que a escola se mantenha fiel à educação experiencial que os sócios tanto prezam. “Queremos ampliar o acesso das pessoas a um mindset mais criativo e que possa gerar impacto social positivo. Além da abertura dos cursos, a partir de junho teremos cursos intensivos também no México e Colômbia”, explica Guilherme Bcheche, co-fundador da Polifonia e Head da THNK Latam.