De olho no aquecimento do mercado de telecomunicações no Brasil, que começa a ser sacudido com novos players, a M13 está trazendo para o Brasil, com as soluções da VocalTec, redes de nova geração (NGNs – next generation networks). Com capital aberto na Nasdaq, a empresa israelense tem como principal produto, que também será o foco da M13 no Brasil, o Essentra, soft switch indicado especialmente para as novas redes.
“Estimamos que existam no Brasil, além das grandes operadoras, cerca de 70 espelhinhos e pelo movimento do mercado essas empresas terão que investir em infra-estrutura para oferecer serviços e se diferenciar perante os consumidores”, explica Paulo Garcia, diretor da M13. Segundo o executivo, a solução da VocalTec é 100% adequada pois deixa que essas empresas adquiram o software de maneira modular, dispensando grandes investimentos no início. Os módulos incluem aplicações como voice mail, IP Centrex e soluções pré e pós-pagas para NGNs.
Uma nova espelhinho em operação pode, por exemplo, adotar a solução Essentra, da VocalTec para oferecer serviços de voz sobre IP ou IP Centrex para seus assinantes e, de acordo com a evolução do próprio negócio, ir expandindo os módulos para outros serviços, teleconferências ou mensagens unificadas. Para empresas que queiram operar no segmento corporativo, a solução da VocalTEC permite, entre outras funções, um mapa de utilização de telefonia por ramal e conseqüente controle desse acesso e dos custos, tudo isso usando a versão do Essentra que tem uma interface na qual o próprio cliente pode controlar e gerenciar as suas funções de telefonia.