Duas em uma. É assim que Andressa Viana dos Santos se sente ao fazer a jornada dupla de mãe e representante de atendimento. “Apesar de difícil, me esforço para separar a vida pessoal e profissional e, assim, conseguir aproveitar cada minuto que tenho disponível com meus filhos.” Ela conta que o maior desafio é se fazer presente, mesmo distante, no caso de doenças, por exemplo. “Apesar da preocupação sei que tenho que cumprir com minhas obrigações no trabalho, mas nada me impede acompanhar, mesmo que seja por ligações no meu horário de pausa, para ter certeza de que está tudo bem com meus filhos”, confessa.
Colaboradora na Almaviva do Brasil, Andressa revela que atuar no setor de contact center ajuda nesse sentido, uma vez que consegue conciliar o lado mãe e o lado profissional. “O tempo de jornada diária facilita acompanhá-los nos estudos ou em alguma consulta médica, agendada sempre fora do meu expediente de trabalho.” Assim, a vantagem, segundo ela, é ter sua independência financeira e tempo disponível para acompanhar o crescimento dos meus filhos.
Casos como o de Andressa há vários. Isso porque, cada vez mais mulheres estão se tornando chefe de famílias e indo ao mercado em busca de uma oportunidade. “Notamos a transição feminina de se ter emprego para construir carreira, diferente do que ocorria anteriormente, quando as mulheres paravam de trabalhar para se dedicar à casa e aos filhos”, pontua Andréa Cunha, diretora de Recursos Humanos da Almaviva do Brasil.
A executiva vê essa maior presença de mulheres mães no mercado de forma bastante positiva, especialmente no setor de contact center. Ela explica que, durante um atendimento, é possível verificar um tratamento diferenciado pelas colaboradoras que são mães. “Características que acredito que sejam desenvolvidas com a maternidade, como maior paciência e empatia, proporcionam um relacionamento mais próximo, mais humano, junto aos clientes.” De acordo com Andréa, há uma sinergia maior entre o trabalho e as reais necessidades dos consumidores.
DIA DAS MÃES
Para homenagear essas mulheres que contribuem na prestação do serviço, a Almaviva irá realizar um concurso entre os colaboradores. A ação, que visa melhorar o ambiente laboral e evitar o absenteísmo, comum em datas comemorativas, proporcionará a visita de mães ao ambiente de trabalho dos colaboradores selecionados. Um encontro que fará com que os participantes conheçam mais sobre a empresa em que seus filhos trabalham e o dia a dia desses profissionais. “Os colaboradores das unidades operacionais contarão também com a presença de empresas parceiras na Almaviva do Brasil para a compra de presentes de Dia das Mães com valores especiais”, acrescenta a diretora.