GOALBALL O QUE É? Desenvolvido exclusivamente para pessoas com O Goalball é um esporte baseado nas percepções A quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei (9m Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e |
Mais que patrocínio, respeito
Terceiro evento esportivo de maior público no mundo, os Jogos Paralímpicos terão a primeira edição realizada na América Latina em 2016. Com a aproximação do evento, que será de 7 a 18 de setembro, algumas empresas começam a exercer sua função de responsabilidade social. É o caso, por exemplo, da GE, que se tornou patrocinadora oficial dos Jogos Paralímpicos, e da Nissan do Brasil, parceiro comercial do evento e do Comitê Paralímpico Brasileiro. Mas, além do patrocínio dos jogos, surgem organizações que investem recursos e atenção nos atletas paralímpicos. É o caso da Call Contact Center que está patrocinando atletas paraolímpicos, como o operador Leomon Moreno, eleito o melhor do Brasil no Prêmio Paralímpico 2014, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Ao lado de mais sete colegas da empresa, Leomon é atleta de Goalball, modalidade voltada para pessoas cegas ou com baixa visão e que já faz parte, desde 1980, dos jogos Paralímpicos. Além de disputarem competições pelos times da União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (UNIACE), alguns deles ainda defendem as cores das Seleções Brasileiras Feminina e Masculina. Todos contam com o apoio da Call, que vai desde o coffee break, quando o campeonato acontece em Brasília, ou compra de passagens, hospedagem e alimentação quando é em outro estado, até a compra de uniformes, equipamentos dos atletas, medalhas e troféus para os campeonatos. Além disso, há o acompanhamento in loco, e com torcida, nas competições realizadas no Distrito Federal.
“Mais do que acessórios e patrocínio, a Call nos dá uma coisa que poucas empresas conseguem: respeito. Desde o início, sempre tivemos essa atenção, carinho e principalmente respeito por parte da empresa, vindo não só dos colegas do dia a dia, mas também da diretoria, que nos escuta e apoia na medida do possível”, diz Leomon, artilheiro do último Mundial da modalidade, realizado em Espoo, na Finlândia, com 51 gols. Além do mundial, os atletas apoiados pela Call conquistaram o título do Regional Centro-Norte, realizado no início de maio, em Campo Grande/MS. A equipe feminina ficou com a prata. A ação da empresa ajuda a popularizar o Goalball no Brasil, ressalta Leomon: “É um esporte ainda pouco conhecido, mas está ganhando espaço. Estamos ganhando jogos, conquistando títulos e principalmente a confiança em nós mesmos. Por isso, levamos o nome da Call em todas as competições. É o mínimo que podemos fazer para retribuir”, completa.
Com o foco nas disputas do Parapan de Toronto, em agosto, e das Paralímpiadas do Rio, em 2016, o melhor atleta paraolímpico do Brasil em 2014, Leomon, faz uso do slogan do esporte paraolímpico no país para continuar sonhando com conquistas ainda mais grandiosas. “É possível mudar o impossível. Nosso esporte ainda pouco conhecido dentro da comunidade paraolímpica, que já é menos conhecida do que o universo olímpico. Então, conseguir títulos de expressão é fundamental para ajudar na divulgação. Por isso, esse incentivo da Call é tão importante para cada um de nós”, finaliza.