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Melhores práticas de gestão

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A Uranet, empresa especializada em soluções para contact center, pretende conquistar outra certificação do Probare – Programa Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Relacionamento. A empresa, cujos dois sites (Líbero e Aclimação) já haviam sido certificados com o Selo de Ética em setembro de 2007 e renovados em outubro de 2008 e 2009, está em fase final para a certificação da Norma de Maturidade, que acontecerá no dia 30 de março, auditada pela Fundação Vanzolini. Hoje a empresa conta com auditorias internas e avaliações periódicas, o que permite os gestores corrigir eventuais desvios e identificar melhorias para o aperfeiçoamento das melhores práticas de gestão.

 

“Nossa principal percepção com a certificação do Probare foi o envolvimento de nossos colaboradores e a satisfação e empolgação que eles demonstraram por participarem do processo. Certamente esse sentimento foi disseminado aos seus familiares e amigos e, de alguma forma, contribuiu para conscientizar estas pessoas da importância de se trabalhar com ética e colaborar com a sociedade, desmistificando a má imagem criada sobre os call centers”, afirma Andrés Rueda Garcia, presidente da Uranet.

 

O Probare é uma iniciativa das três entidades representantes do mercado de relacionamento no País – Abemd, Abrarec e ABT. Elas identificaram a necessidade das definições de parâmetros de autorregulamentação no segmento, de forma a aprimorar o atendimento aos consumidores e aos clientes contratantes.

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A Teleperformance Brasil anucia o lançamento do “Prêmio Excelência”, uma forma de valorizar os melhores profissionais e serviços prestados pela companhia. Além desse objetivo, a iniciativa pretende promover o intercâmbio de experiências entre as operações e sites e difundir os melhores resultados e exemplos de gestão.
O Prêmio, dirigido exclusivamente ao público interno, será anual. São nove as categorias desenvolvidas para esta primeira edição: Melhor Contribuição em Recursos Humanos; Melhor Operação de Relacionamento; Melhor Aplicação de Sistema de Gestão de Performance – SG; Melhor Ação de Responsabilidade Social; Melhor Talento – Gerente; Melhor Talento – Coordenador(a); Melhor Talento – Supervisor(a); e Melhor Talento – Operador(a).
“Além de motivar toda a equipe, ações deste tipo ajudam a empresa a descobrir seus profissionais de talento. E com a seleção dos cases, vamos identificar e disseminar internamente as melhores práticas e ainda incentivar a troca de conhecimento entre as operações”, afirma Roberto Ribeiro, Diretor de Marketing e Vendas da Teleperformance Brasil.
Com exceção dos prêmios aos melhores talentos, que terão um ganhador por categoria, todas as outras premiações terão três cases gratificados nas faixas “Ouro”, “Prata” e “Bronze”. Aqueles que conquistarem o troféu “Ouro”, ganharão um computador, o troféu “Prata” corresponde a uma câmera digital e o “Bronze” a um aparelho de DVD. Os prêmios para as categorias individuais serão entregues em dinheiro e variam entre R$ 1.500,00 e R$ 3.500,00.
A seleção e indicação dos premiados será feita por profissionais da Teleperformance e do mercado de call center, que serão previamente convidados a compor o júri. Cada case será avaliado por, no mínimo, três profissionais. Os resultados do I Prêmio Excelência da Teleperformance serão divulgados internamente pela empresa em meados de julho deste ano.

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No dia 15 de abril, executivos se reunirão no Auditório da Universidade Corporativa Prodemge em Belo Horizonte para discutirem as melhores práticas de Gestão de TI e Telecom adotadas pelo mercado. O evento é organizado pela empresa Brunise Informática em parceria com a universidade. O objetivo do fórum é proporcionar aos participantes uma visão geral sobre os principais processos da Gestão de Serviços.
Com base nos modelos de referência ITIL e CobiT, serão abordadas questões aliadas à aplicação das melhores práticas, adaptando-as à estrutura e realidade das empresas brasileiras, com ênfase na implementação de processos.
A Universidade Corporativa Prodemge, que firmou parceria com a Brunise Informática para realização do fórum, aposta na gestão do conhecimento como estratégia para garantir resultados com qualidade. “Esta parceria é para a Prodemge um grande avanço, tendo em vista a grande oportunidade de reflexão sobre a Gestão de Serviços”, comenta Enilton Ferreira Rocha, superintendente da universidade.
Melhores Práticas – As empresas têm se tornado cada vez mais dependentes da TI para atender os objetivos corporativos e atingir as suas estratégias de negócios. Por conseqüência, esta dependência tem levado à crescente demanda por serviços de TI de alta qualidade. O grande desafio é transformar esta área em um centro de serviços e suporte organizado e que seja vista não mais como um centro de custos, mas sim, como uma grande geradora de soluções diferenciais que potencialize a lucratividade da empresa. Nesse cenário, os modelos de referência em melhores práticas, como o ITIL e o CobiT, ganham força na Gestão de TI e Telecom.
Elvízio Trigo Vanzo, diretor-geral da Brunise informática, ressalta a importância desses modelos. “O ITIL e o CobiT são, sem dúvida, as mais completas e consistentes documentações das ´melhores práticas´ para o Gerenciamento de Serviços de TI e Telecom. Utilizar esses modelos de referência permite que as organizações tenham o controle necessário para absorver, de maneira mais rápida e menos traumática, a dinâmica própria de ambientes de tecnologia de alta criticidade”, afirma.
Serviço
Evento: Adoção de Melhores Práticas para Gestão de TI e Telecom
Data: 15 de abril
Horário: das 09h às 16h
Informações pelo telefone (11) 3877-0624

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