Melhoria dos processos internos



Preocupada em identificar qual o modelo ideal a ser adotado para a melhoria contínua dos processos internos, a Uranet Projetos e Sistemas, empresa especializada em soluções para contact center, cujos dois sites (Líbero e Aclimação) já possuem o Selo de Ética do Probare, Programa Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Relacionamento, decidiu apostar na Norma de Maturidade de Gestão do Probare. Para conduzir uma autoavaliação baseada nos requisitos do Perfil de Maturidade, a empresa criou um comitê interno, no dia 30 de outubro do ano passado, envolvendo todas as áreas da empresa. Composto por dez pessoas e coordenado por Roberto Noda, diretor da Uranet, o comitê nasceu com o objetivo de adequar os processos e procedimentos da empresa à Norma de Maturidade, sendo batizado de Projeto Matura, e por meio de auditorias internas e do desenvolvimento de ações estratégicas permitiu aos gestores identificar eventuais falhas, corrigi-las e aplicar melhorias nos processos internos.

 

O projeto envolveu mais de trinta colaboradores, entre gerentes operacionais, de RH e de TI; coordenadores de diversas áreas, suporte de TI e administrativos; totalizando 16 reuniões de comitê e 15 auditorias internas. Outro ponto importante foi a contratação de uma pré-auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, uma das entidades certificadoras homologadas pelo Probare, no dia 31 de março onde foram apontados os desvios e sugestões de melhorias, que contribuíram  para o aperfeiçoamento dos processos e procedimentos.

 

“Foram cinco meses de trabalho intenso, pois os membros do comitê precisaram gerenciar o tempo para lidar com as novas atribuições juntamente com suas respectivas atividades rotine iras. Mas o esforço coletivo valeu a pena, pois, graças ao envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores, conseguimos aperfeiçoar nossos processos com base nas melhores práticas de gestão reconhecidas pelo mercado e o relatório da Fundação Vanzolini nos ajudou muito neste caminho”, afirma Andres Enrique Rueda Garcia, presidente da Uranet. “Apesar de a certificação da ISO 9001 estar nos planos da Uranet, os conceitos da Norma de Maturidade do Probare estavam em maior concordância com os objetivos da empresa, e todos os processos e procedimento criados ou adequados poderão ser utilizados também para a obtenção da certificação ISO 9001”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima