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Metasix lança central de denúncia

A Metasix está lançando o Canal de Denúncia, Compliance e Combate a Condutas Abusivas. O sistema é modular e pode ser incorporado na estrutura de comunicação de empresas, escolas, hospitais e órgãos públicos. O objetivo é coibir abusos éticos e reduzir o risco financeiro, jurídico e reputacional para os negócios. A tecnologia empregada é a mesma da central “omnichannel” da empresa. A estrutura foi dimensionada no conceito “pocket”, resultando em uma central de atendimento simplificada e de fácil ativação com investimentos reduzidos.
O Canal de Denúncia oferece várias formas de garantia de anonimato e confidencialidade. Ele funciona em qualquer tipo de mídia escolhido pela empresa, incluindo o portal corporativo, e-mail ou chat. Ele permite ainda o recebimento de denúncias por meio de Telegram, Twitter, WhatsApp ou qualquer outra rede social, sem que a identidade do denunciante necessite ser revelada. Há opções de interação online ou off-line entre os denunciantes e os comitês de ética, por meio de barreiras protetoras que garantem o anonimato dos contatos. Além disso, as interações na central podem ser conduzida por atendentes humanos ou robôs (bots) devidamente instruídos e construídos para esta aplicação.
Juntamente com os recursos de captação de denúncia, a central “pocket” traz funcionalidades de inteligência para o direcionamento das mensagens, de acordo com as normas definidas pela política de compliance das empresas. Uma ferramenta incluída na solução é um sistema intuitivo de edição de regras totalmente visual. Com isso, os responsáveis pelo código de conduta podem alimentar o sistema com as normas éticas e negociais que compõem a política de compliance. 
LEIS MAIS DURAS
A nova solução acompanha o endurecimento do judiciário brasileiro frente a práticas desse tipo. Nos últimos anos, ocorreu no Brasil aumento de mais de 500% nas reclamações criminais e trabalhistas envolvendo o assédio moral e sexual nas empresas.  Pelos dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), este tipo de reclamação saltou de uma média semestral de cerca de 600 ações em 2013 para mais de 4,05 mil ações só no primeiro semestre do ano passado.
De acordo com Cleiton Jorge, diretor de operações da Metasix, a demanda por canais desse tipo decorre também de uma legislação mais dura em relação à privacidade e integridade dos indivíduos nas empresas. “Um grande número de empregadores já foi impactado por acusações de abuso praticado por funcionários, desde 2001, quando a Lei 10.244 tipificou o assédio sexual como ato criminoso tanto para a mulher quanto para o homem”, assinala.  
Segundo ele, é grande também o número de empresas que responde por acusações de bullying e assédio moral praticadas em seu ambiente, e que são tipificados como crimes de calúnia, ofensa ao decoro e até lesão psicológica. “Com a entrada em vigor da nova Lei de Proteção de Dados (LGDP), uma Central de Denúncia pode ser fundamental para que qualquer integrante da empresa possa alertar a direção sobre o mau uso de informações de terceiros”, continua.
Segundo levantamento da Metasix, desde 2015 até agora, as consultas comerciais visando soluções de comunicação de abuso e desvio de conduta cresceram mais de 150%. Na análise de Cleiton Jorge, isto reflete, em parte, um aumento em toda a sociedade da intolerância pela falta de ética, mas tem havido também um aumento de prejuízos causados às empresas por práticas condenáveis, como abuso de autoridade hierárquica, assédio moral ou sexual, desvio de mercadorias e desobediência a normas técnicas de qualidade.

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