Decidido a transformar Minas Gerais em pólo de empresas de telemarketing, o governador Itamar Franco assinou, em fevereiro passado, o Decreto nº 40.939, que criou um grupo de trabalho para conduzir um programa de estímulo à implantação de callcenters. A equipe é composta por representantes do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais (Indi), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria e Comércio e do Planejamento.
Segundo o coordenador do grupo de trabalho e diretor do Indi, Ivan Libanio Vianna, este programa não objetiva conceder incentivos fiscais, mas sim realizar ações para incrementar a mão-de-obra e investir em estratégias de marketing para divulgar os recursos oferecidos pelo Estado: “Os três pontos mais importantes são a qualificação dos profissionais, os serviços de comunicação e a confiabilidade da energia elétrica”, explicou Ivan.
A fim de tornar o Estado mineiro mais atraente para o setor, o governo reduziu a tarifa de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), que incide sobre o tráfego telefônico, de 25% para 15%. Por outro lado, como normalmente a mão-de-obra de callcenter é constituída por estudantes universitários, o diretor do Indi adiantou que isso também não será problema, pois Minas Gerais tem várias regiões com boa disponibilidade de jovens fazendo curso superior.