Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital

Minds Digital lança soluções de prevenção à fraude para apps e WhatsApp

Ferramentas utilizam algoritmos aplicados à voz para autenticação de cliente em onboarding e transações financeiras 

A Minds Digital, IDtech de biometria de voz que completa cinco anos neste mês, anunciou o lançamento do Minds for WhatsApp e do Minds for App, dois produtos para empresas que necessitam de processos mais confiáveis para proteger seus usuários. Ao justificar a novidade, Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, lembrou que, “de acordo com dados da pesquisa O brasileiro e seu smartphone, da Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada em julho deste ano, 35% dos brasileiros já sofreram com furto ou roubo de celular pelo menos uma vez. Nosso lançamento mostra atenção a esse aumento, principalmente, no que envolve a invasão a contas e transações fraudulentas.” 

De acordo com o executivo, com o Minds for WhatsApp é possível reconhecer clientes que estão cadastrados por meio da voz. “A solução irá aumentar a segurança das operações feitas pelo canal, como abertura de contas digitais e alterações cadastrais. O WhatsApp é o aplicativo que as pessoas mais utilizam em seu dia a dia, em diversas situações. Com a nossa solução, conseguimos verificar, por meio da confirmação por áudio, se quem está pedindo um cartão de crédito ou empréstimo é realmente o cliente.”. 

Já o Minds for App tem a função de autenticar com biometria de voz qualquer operação do usuário no aplicativo, do onboarding à validação de pagamento. Dessa forma, as transações fraudulentas podem ser evitadas mesmo no caso de celulares furtados, reduzindo as perdas financeiras e o prejuízo à reputação da marca. “Nossos softwares possuem uma série de códigos prontos que facilitam a integração com outros sistemas, incluindo aqueles que estão nos aplicativos das companhias”, assegurou Marcelo. 

As novas soluções se propõem a auxiliar bancos, fintechs, seguradoras, telecom e outros mercados, a identificar fraudes de identidade e comportamentos suspeitos em diferentes canais de atendimento e vendas. Além delas, a solução Minds for Call Center, já em prática no mercado, permite que as empresas de call center otimizem a jornada do usuário na central telefônica de atendimento, uma vez que os identificadores pessoais (PID) são substituídos pela autenticação por voz. “O processo pode agilizar o atendimento e trazer ROI já no primeiro dia de implementação. Nessa solução, é possível identificar a voz em até 1 segundo. A biometria de voz já chegou a prevenir R$ 20 milhões em uma única instituição financeira”, revelou o CEO.

As três soluções utilizam algoritmos aplicados à voz para identificação e prevenção de fraudes do onboarding aos pagamentos. Para Peixoto, elas ajudam as empresas a terem uma estratégia de confiança no que tange à segurança digital. Nesse caso em específico, a inteligência artificial pode ser utilizada para detectar e acompanhar a evolução das táticas usadas pelas quadrilhas de fraudadores, pois fornece dados e insights para as áreas de gestão de risco e prevenção à fraude nas empresas. “Estamos sempre aprimorando nossos produtos para garantir que os resultados sejam cada vez mais personalizados para cada cliente. Dessa forma, é possível melhorar a experiência do usuário, tendo como base a segurança e confiança no serviço.”

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