Monitoramento de comunicação VoIP

0
6



Com o forte crescimento da utilização da comunicação de voz sobre rede IP, surge uma nova demanda para o gestor da infra-estrutura de TI: conhecer e controlar qualquer equipamento VoIP instalado na rede corporativa. Para auxiliar neste trabalho a AdventNet, em parceria com a Inspirit, libera para o mercado brasileiro o ManageEngine VQManager, solução que suporta equipamento baseados nos protocolos SIP(RFC 3261), Skinny e RTP / RTCP (RFC 3550).


O conhecimento sobre quais equipamentos estão instalados na rede ajuda ao administrador de TI a identificar possíveis falhas na rede quando um chamado lhe é feito pelo usuário final. Alertas são emitidos assim que um equipamento apresenta alteração no funcionamento ou na qualidade da comunicação. A partir de um alerta, o administrador pode isolar o equipamento e atacar a causa na raiz, evitando perda de tempo na busca e identificação dos aparelhos que podem colaborar para o colapso na comunicação da empresa.


O ManageEngine VQManager oferece ao administrador da rede uma visão crítica sobre o uso da largura da banda utilizada para a comunicação VoIP a partir de mais de 30 relatórios detalhados sobre o trafego e a banda que cada equipamento consome durante a utilização. Entre outras funcionalidades oferecidas, a solução também permite a emissão de alertas sobre ocorrências no SNMP (Simple Network Management Protocol), protocolo de gerência típica de redes TCP/IP, da camada de aplicação, que facilita o intercâmbio de informação entre os dispositivos de rede, como placas e switchs.