Mudanças na empregabilidade

Autora: Hilda Scarcella
Empregabilidade é a capacidade de dar resultados na empresa em que você trabalha ou venha trabalhar amanhã. Hoje, ocorre a valorização do profissional com diversas experiências, capaz de interagir com diferentes áreas e executar diferentes tarefas: o multifuncional, o polivalente, o transdisciplinar.
O maior paradoxo no mundo dos negócios é fazer muito mais com muito menos pessoas. Logo, a pergunta é: quem fica? Quem dá resultado! O mundo, hoje, é de resultados rápidos e diferenciados. Estamos na era do conhecimento, na era on-line e da diferenciação, onde os valores e paradigmas mudaram do emprego permanente para temporariedade; do padrão rígido de trabalho para padrão flexível; do emprego para toda vida para empregável por toda vida; da carreira longa numa única empresa para carreira sem fronteiras; e da valorização da lealdade à chefia imediata para a valorização de desempenho, aprendizado contínuo, empreendedorismo, autoconfiança, capacidade de adaptação, responsabilidade e autogestão.
Portanto, você é sua vitrine pessoal e as questões que se colocam para desenvolver uma boa empregabilidade são:
1. Como você interage com as pessoas? O grande diferencial é sua capacidade de se relacionar com pessoas de forma construtiva e produtiva. Temos que ouvir verdadeiramente para termos relacionamentos mais eficazes e isso implica em ter a mente aberta, vontade de compreender e habilidade para alinhar interesses.
2. Quais são as suas forças? O autoconhecimento é a base para o sucesso e felicidade, logo, a importância do profissional em identificar suas forças, potencialidades, interesses, aptidões, expectativas, metas e limitações, traçando um caminho de autodesenvolvimento.
3. O quanto você compartilha o seu saber? É preciso maturidade, coragem e humildade para pegar todo o seu conhecimento e compartilhar com todos os componentes da equipe, sem egoísmo e sem estrelismo, para que todos possam ser grandes juntos.
4. O quanto você busca informações para lidar com o desconhecido? Essa é a marca registrada da excelência profissional. Isso exige atitude e ação de sair na frente, de pró-atividade, de correr riscos com responsabilidade, de se expor, de fazer o que precisa ser feito por sua própria conta e não apenas seguindo ordens.
5. Você dá o seu melhor em tudo que realiza? Você é o seu próprio empresário onde o seu talento e a sua capacidade de vender soluções são o seu produto. O profissional tem que transformar suas competências e comportamentos em ações reconhecidas e valorizadas pela empresa, sendo crucial não só o resultado, mas como está sendo atingido.
6. Você tem a visão de toda cadeia de valor da empresa? O profissional tem que pensar como empresário do seu negocio e não apenas como responsável por uma área, projeto ou serviço. Ter a visão da floresta e não apenas da sua árvore. Hoje é exigida uma visão global do negócio para obter mais qualidade, produtividade e competitividade.
7. Você está focado no seu cliente? Hoje, compra-se e vendem-se soluções. Olhar com o foco dele representa estar lado a lado com ele: conhecer a realidade dele, olhar sob a perspectiva dele, permitindo-nos conduzir a relação e anteciparmos as suas necessidades.
8. Você apresenta agilidade de resposta e velocidade de ação no seu dia-a-dia? As mudanças são constantes e a sua velocidade quanto a ela. Isso exige a habilidade de entender as pessoas e os processos, sabendo se colocar diante deles. É necessário estarmos dispostos, alertas e preparados. Temos que ser melhores e mais ágeis.
9. Você faz parte da solução ou do problema? Com o que você tem, onde você está, qual o melhor que você pode fazer?
Estamos num mundo cada vez mais sem empregos, onde o referencial passa a ser você: suas capacidades, habilidades, competências, conhecimentos e atitudes. Você é sua própria segurança. O mercado busca profissionais não só qualificados, mas requalificados em atitudes. O dia-a-dia é imprevisível e surgem situações inesperadas que exigem respostas rápidas, diferenciadas, logo, diversifique seu foco de interesse, esteja atento às constantes mudanças e desenvolva as competências exigidas pela nova situação.
Atualmente, fazer a diferença é a regra. Somos reconhecidos e valorizados pelos resultados que apresentamos hoje. O passado pertence à história, não dá mais para viver de glórias do passado. Nossas ações devem se apoiar na disposição para lutar, vencer e mudar. Porque tudo o que muda permanece. Inclusive nós.
Hilda Scarcella é psicóloga e professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima