No Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, as mulheres brasileiras têm muitos motivos para comemorar a data. Em particular, as jovens mulheres, que, na maioria das vezes, estão ganhando a disputa com os homens no mercado de trabalho de telemarketing/call center, e assim, conseguindo seu primeiro emprego.
A Criativa Contact Center é um exemplo de empresa que também oferece vagas para jovens mulheres que estão entrando no mercado de trabalho pela primeira vez. Dos 2,5 mil funcionários que a empresa possui em sua sede em São Paulo, 72,2% são mulheres, sendo que 55% delas estão trabalhando pela primeira vez.
“Não temos preferência entre mulheres e homens, mas, de fato, as jovens mulheres têm se destacado em iniciativa, determinação e espírito de equipe no trabalho. Por isso, hoje são maioria na empresa”, argumenta Rubens Tavares, presidente da Criativa Contac Center, empresa de prestação de serviços em Telemarketing e Call Center que atua em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza e que traz em sua carteira de clientes empresas dos principais segmentos econômicos do País, como Wella, Bob´s, Telefônica, Claro, Bradesco, Credicard, Lojas Americanas, Cia de Energia do Rio de Janeiro, entre outras.
Segundo Tavares, as mulheres são práticas e se comprometem mais facilmente com o trabalho, contribuindo com o sucesso e crescimento da empresa, mesmo com, eventualmente, todas suas responsabilidades domésticas e preocupações familiares.
Primeiro Emprego Marta Sueli de Assis Viana, 20 anos, está entre milhares de jovens mulheres que conseguiram seu primeiro emprego no setor de telemarketing. Foi contratada pela Criativa Telemarketing como operadora de telemarketing, teve treinamento e agora está animada com perspectivas de “subir” dentro da empresa. Por isso, retomará os estudos no próximo semestre, já que trabalha seis horas por dia.
“Acredito que as mulheres são mais determinadas e têm mais iniciativa na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. Foi assim que consegui meu primeiro emprego e estou lutando para ganhar espaço e subir na hierarquia da empresa”, diz Marta Viana, que mora com a família em Caieiras, na Grande São Paulo.
A Criativa Telemarketing tem uma política de recursos humanos direcionada para aperfeiçoamento, treinamento e melhoria do trabalho de seus profissionais e, em particular, de comunicação instantânea e rápida entre todas suas áreas operacionais, desde o atendente, gerências, diretorias e presidência.
Plano de carreira com permanente seleção interna é também motivo do sucesso da empresa. Quando ingressam na empresa, os novos colaboradores passam por diversas áreas operacionais para conhecer o trabalho e adquirir uma visão global das atividades. A empresa fez parcerias com a Faculdade Anhembi Morumbi, que ministra cursos da área para seus funcionários, e com o Sesc, com convênios de uso de suas dependências para práticas esportivas, culturais e sociais. “Estamos preocupados com o aperfeiçoamento e competência profissional. Com isso, todos ganham e a empresa fica cada vez mais competitiva no mercado”, alega Tavares.