O Dia Internacional da Mulher será comemorado hoje (08/03) por 76% dos 675 mil empregados do setor de callcenter do país. Essa é a porcentagem de mulheres que trabalham no telemarketing, segundo pesquisa feita pela PUC-SP com a ABT (Associação Brasileira de Telesserviços). Mostrando que as mulhres estão ganhando a disputa com os homens no mercado de trabalho de telemarketing/call center.
Os números do setor de callcenter vão na contramão da média nacional. Dados de dezembro de 2006 do IBGE indicam que as mulheres correspondem a 54% da população desempregada do país. “O setor é um dos poucos a abrir as portas para mulheres com mais de 40, que querem retornar ao mercado de trabalho”, explica Jarbas Nogueira, presidente executivo da ABT.
A ABT tem algumas explicações para a predominância feminina. Primeiro que tradicionalmente mais pacientes e atenciosas, as mulheres costumam ter perfil adequado para serviços de atendimento ao cliente. Outro ponto é que a jornada de trabalho é de 6 horas/dia, o que agrada muitas mulheres que têm de conciliar emprego com cuidados com a casa e a família. E, por fim, muitas operações estão contratando mulheres com mais de 40 anos, que dificilmente encontrariam vaga em outros setores mas estão qualificadas para o trabalho em atendimento.
Dia Internacional da Mulher – Em 1857 funcionárias de uma fábrica têxtil realizaram uma greve na cidade de Nova York. Nesse dia o prédio foi fechado e 130 delas morreram queimadas. Passaram-se 43 anos e, em 1910 numa conferência realizada na Dinamarca, resolve-se prestar homenagem às nova-iorquinas. A partir de então passaram a comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”.
E aproveitando a data, nós do Callcenter.inf.br queremos parabenizar, não só as mulheres que trabalham no setor, como todas as mulheres, que são símbolo de sensibilidade.