Não é não

0
10
Autor: Cassia Verginia
Não, palavra simples, mas que é tão difícil de dizer. Cada vez mais pessoas enfrentam problemas e dificuldades em seu dia-a-dia por uma razão muito simples: a incapacidade de dizer não. Respondem frequentemente sim a pedidos e exigências absurdas quando na verdade ,  gostariam de dizer não.
São vários os fatores por trás dessa incapacidade: o medo de ser rejeitado,  dificuldade em enfrentar conflitos,  falta de objetivos e prioridades, temor de represália, baixa auto estima, entre outras. O resultado dessa atitude é o acumulo de compromissos e tarefas. É importante compreender que é impossível aceitar tudo aquilo que nos propõem.
O quanto você se considera uma pessoa ocupada? O quanto você considera que realmente produz as coisas importantes para alcançar os seus objetivos e sonhos?
Se você vive uma vida parecida como a maioria das pessoas, provavelmente se considera ocupado mas não está realmente satisfeito com a sua produtividade. Pessoas altamente produtivas e realizadoras sabem utilizar bem o tempo delas e aprendem a dizer não. A preparação para o sim e para o não começa dentro de você e essa pequena atitude reafirma a importância da sua resposta, evitando conflitos internos.
Para isso, sugiro a adoção de dois hábitos:
Tenha clareza dos seus objetivos profissionais e pessoais: metas levam tempo para serem cumpridas e quando você sabe exatamente onde você quer chegar fica claro como você deve agir no trabalho, em casa ou nas horas vagas.
Planeje diariamente o que precisa ser feito: o planejamento semanal deve ser feito antes de começar a semana e não é recomendável economizar tempo na hora de pôr tudo no papel ou na agenda eletrônica. Ao fim de um dia, também é indicado dedicar dez minutos para anotar o que precisa ser feito no dia seguinte. A rotina de uma pessoa produtiva se conecta com os grandes objetivos e isso só é possível realizando pequenas tarefas.
Defina o que é realmente importante e foque nisso. Antes de começar qualquer tarefa que você não tinha planejado, avalie o que é realmente importante.  Se não for, diga NÃO.
Cassia Verginia é consultora em desenvolvimento humano  e coach na empresa do site www.realizeacao.com.br.