A Nortel está colaborando com a IBM para integrar as funções de comunicação, inicialmente voz e conferência, com o IBM LotusLive, novo serviço de rede social e de colaboração, desenhado para ajudar os clientes de negócios a maximizar a produtividade, facilitar o compartilhamento de arquivos, e-mails, conferência via web e serviços on-line. Para permitir comunicação de voz fácil e rápida no IBM LotusLive, a Nortel integrou as capacidades click-to-call e click-to-conference por meio da aplicação CaaS – Communications as a Service Transaction Broker.
O anúncio expande a colaboração entre as duas empresas no mercado de comunicação unificada (UC da sigla em inglês Unified Communication). Os serviços de comunicação que são integrados com os serviços LotusLive serão hospedados e oferecidos por provedores de serviço e habilitados pela Nortel.
“As capacidades de comunicações single-click Nortel complementam nossa aplicação LotusLive. A Nortel tem forte experiência nos serviços de comunicação de voz e serviços gerenciados de rede. Combinando as capacidades Nortel com os serviços IBM LotusLive, oferecemos um modelo de negócio em SaaS e habilidade para implementar facilmente uma solução de comunicação”, diz Sean Poulley vice-presidente da IBM, Online Collaboration Services.
De acordo com J. Marcos Oliveira, diretor de Canais do Segmento Corporativo da Nortel, a aplicação CaaS Transaction Broker pode ser implementada rápida e facilmente em qualquer ambiente de rede por que funciona em qualquer infraestrutura, seja Nortel ou não. “Hoje, os negócios de comunicação não são apenas vender uma linha de telefone para uma casa ou escritório. Mas, sim, adicionar facilmente outras funcionalidades, como conferência, IM e vídeo, em qualquer serviço online como redes sociais e games online. A integração do Nortel CaaS com o IBM LotusLive é apenas um exemplo de como essa solução pode ajudar as operadoras a facilmente adicionar serviços em suas redes”, explica.