.Com a presença da diretoria de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, na sede da empresa prestadora de serviços, a ClienteSA realizou na quinta-feira, dia 18, a entrega, a esses representantes, do troféu Ouro do Prêmio Latam 2017, conquistado na categoria Cidadania com o case “Detran-SP: Tecnologia que Aproxima de Vez o Cidadão à Maior Central de Trânsito da América Latina”. Trata-se do único reconhecimento em toda a América Latina, premiando os melhores cases relatados no relacionamento com clientes, cidadãos e usuários, numa promoção da Aloic, Aliança Latinoamericana de Organizações de Interação com os Clientes.
Ao comentar o êxito alcançado pelo projeto do Detran-SP, fruto de uma votação internacional que envolveu 25 jurados dos países participantes (Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e México) e auditado pela PwC (PricewaterhouseCoopers), o publisher da ClienteSA e vice-presidente da Aloic, Vilnor Grube, afirmou que o case do Detran-SP honrou o país na disputa realizada na cidade de Bogotá, na Colômbia. “Trata-se de um projeto muito elogiado pelos jurados, estando bem à frente de seus concorrentes de todos esses países participantes. Esse reconhecimento internacional de melhores práticas vem ganhando, desde 2012, quando foi criado, um nível tão elevado de maturidade e de competividade que só faz tornar cada vez mais difícil se levar o prêmio principal, que é o Ouro. Por isso, demos nossos efusivos parabéns aos executivos do Detran-SP e suas equipes.”
PESSOAS FAZEM A DIFERENÇA
Falando em nome da empresa prestadora de serviços responsável pela operacionalização da central de relacionamento do Detran-SP, cuja parceria resultou no case premiado, a equipe atribui o êxito exatamente aos esforços conjuntos para a plena satisfação do cidadão no relacionamento via o Disque Detran. “Apesar de o caso relatado abordar em boa parte a modernidade da tecnologia e processos empregados, os resultados de excelência alcançados não seriam possíveis sem as pessoas que compõem as equipes de ambas as organizações envolvidas na parceria. São elas que, efetivamente, fazem a diferença”, arrematou a equipe.
Ao receber o troféu, junto com Eduardo Henrique de Oliveira Veroni, gerente de atendimento eletrônico, o diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, Jânio Loiola, num discurso emocionado, reconheceu que há muito que melhorar nas facilidades que se quer criar ao cidadão de São Paulo em seu relacionamento com o órgão público. Entretanto, não há como se negar que vários projetos vêm avançando e permitindo vitórias como a desta conquista de um troféu Ouro internacional.
O executivo lembra que o Detran de São Paulo – considerado sozinho o maior órgão de trânsito da América Latina, com uma média de 1,8 milhão de atendimentos mensais – obteve índice de aprovação popular superior a 90% em todo o Estado de São Paulo, alcançando 99% em algumas unidades. Conforme explica o diretor, com tudo isso, o atendimento do Detran-SP – que atinge todos os municípios paulistas e que já chegou a 282 unidades, aparelhadas e integradas tecnologicamente – “é desburocratizado, focado no conforto de quem busca o serviço e empenhado em reduzir prazos sempre. Um exemplo: no passado, para ter a habilitação definitiva, o cidadão precisava ir três vezes ao Detran e mais uma ao banco. Agora, um ano depois de ter tirado a CNH provisória e caso não tenha cometido nenhuma infração, ele recebe um aviso por carta, recolhe a taxa pela internet e pode receber o documento pelo correio”.
SUCESSO COROA SUCESSIVOS DESAFIOS
O Detran-SP vem passando por uma reestruturação ininterrupta deste 2010. O governador Geraldo Alckmin iniciou o projeto do Novo Detran-SP nesse período, convidando para assumir o órgão o atual vereador da cidade de São Paulo e secretário de Inovação e Tecnologia da administração João Doria, Daniel Annenberg. Este chegou a afirmar na ocasião que seria o maior desafio de sua vida. Para ele, não seria mais possível se viver em um país com enormes burocracias, serviços ineficientes, pessoas “levando vantagens” e dando “jeitinhos” para resolver os problemas. Estava sendo dado ali, o bem-sucedido pontapé inicial de um processo de desburocratização e busca de eficiência que avançou e é premiado agora.
“Na gestão do atual Diretor-Presidente, Maxwell Vieira, diz Jânio Loiola, o órgão recrudesceu ainda mais o foco na ética e na desburocratização. O projeto do Novo Detran-SP, iniciado em 2010, cria as facilidades para cidadão por um lado e, por outro, foi estruturado para inibir desvios de conduta e atuações irresponsáveis de seus agentes. Por isso, nos orgulhamos muito dessa façanha que foi a conquista isolada do Ouro no Prêmio Latam 2017. Isso só nos mostra que estamos no caminho certo e nos estimula seguir em frente com o mesmo entusiasmo”, concluiu.