Durante o Futurecom 2008, Gerhard Otterbach, Chief Market Operation Officer (CMO) da Siemens Enterprise Communications, apresentou a visão geral sobre a joint venture entre o The Gores Group e a Siemens AG. Na transação, a empresa de capital privado sediada nos Estados Unidos adquiriu 51% da companhia e a Siemens AG manteve participação acionária de 49%.
Adicional ao plano normal de investimentos, o The Gores Group e a Siemens AG investiram 350 milhões de euros na joint venture. Esse montante será destinado a aproveitar ao máximo o portfólio e aprimorar a estrutura de distribuição. “Temos certeza de que essas medidas impulsionarão nossa expansão e agilizarão a transição do modelo de negócios de fabricante de hardware para fornecedor de software e serviços”, afirmou Otterbach.
A Enterasys, provedora de equipamentos de rede e soluções de segurança, e a SER Solutions, fornecedora de sistemas para contact center – empresas do portfólio atual do The Gores Group – também integram a joint venture. Humberto Cagno, CEO para a América Latina, acredita que a joint venture agilizará a expansão da companhia na região. “A expectativa é de um crescimento anual de dois dígitos”, completou.
Outro fator importante é a planta fabril de Curitiba, Brasil, parte integrante da joint venture, que foi designada como Centro Mundial de Produção e concentrará a maior parte da fabricação global da empresa. Curitiba também abriga o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que faz parte da rede mundial da Siemens Enterprise Communications.
Quanto ao Brasil, Armando Alvarenga de Souza, CEO da Siemens Enterprise Communications no país, destaca que a consolidação da joint venture oferece novas perspectivas para a geração de negócios, principalmente com a ampliação do portfólio de soluções integradas. “Todos os nossos esforços estão voltados à consolidação de nossa liderança e visam acelerar a transformação da empresa”, conclui.
As novas soluções da companhia, que têm como base o OpenScape UC Server, permanecem no portfólio, assim como a atualização e suporte para os produtos em linha também têm continuidade garantida. “Manteremos nosso compromisso com o portfólio principal, parceiros de canal e alianças tecnológicas”, afirma Otterbach.