Muito se fala do grande amadurecimento da atividade de gestão de clientes no Brasil nos últimos dez anos. Acompanhando as transformações do mercado, o setor aumentou os investimentos, inovou nas suas estratégias e passou efetivamente a dar maior foco no cliente. Isso fica ainda mais evidente na comparação com outros países, o que passou a ser possível com a criação do Prêmio Latam pela Aloic – Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes. Disputando troféu com empresas argentinas, colombianas e mexicanas, o País vem desde a primeira edição aumentando o número de vencedores.
Esse ano, repetindo o resultado do ano passado, o Brasil foi mais uma vez o grande vencedor. Das empresas que receberam troféu na premiação, dez eram brasileiras, sendo que três ganharam mais de um troféu, somando um total de 13 – 4 ouros, 6 pratas e 3 bronzes. Depois do Brasil, veio o México, com nove troféus, Colômbia, com cinco, e Argentina, com quatro. “O resultado das empresas brasileiras evidenciam a excelência do mercado brasileiro, que a cada ano demonstra seu protagonismo na América Latina”, comenta Vilnor Grube, diretor da ClienteSA.
As vencedoras brasileiras desse ano foram Acticall, Banco do Brasil, Call Contact Center, DHL, Mercado Livre, Oi, Sodexo, Tim, Toxiclin e Vector. O Brasil ainda ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o troféu de Executivo do Ano, com Rodrigo Tavares, do MercadoLivre. “É um momento histórico para o Brasil que, apesar da crise econômica, está celebrando seus melhores casos, estratégias e resultados”, destaca Vilnor Grube, diretor da ClienteSA. Vencedor em diferentes categorias, os cases demostram claramente o avanço das estratégias brasileiras, como deixaram claro os executivos das empresas ganhadoras, em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br.
Confira os cases brasileiros vencedores:
Com revisão do atendimento, MercadoLivre desenvolve plataforma de autosserviço
BB redesenha atendimento nas redes sociais para entregar experiência diferenciada
Sodexo dá voz aos clientes para identificar oportunidades de melhoria e inovação
DHL monta estratégia para chegar à zero falha no atendimento aos clientes
Conquistas internacionais evidenciam evolução do atendimento nos serviços públicos
Sinergia entre Acticall e Whirlpool leva operação de televendas à conquista internacional
Vector colhe os bons resultados do investimento na capacitação dos colaboradores
Com atenção redobrada, Toxiclin faz da estratégia de atendimento seu grande diferencial