Apesar da possibilidade de efetuar compra de diversas formas e criar inúmeros concorrentes para a atividade de televendas, o setor mantém seu crescimento. A melhoria da economia e a população elegível a comprar ou receber uma oferta de produtos ou serviços financeiros tem aumentado muito, para Washington Fachola, presidente da Centrix, empresa de contact center, esses são os principais fatores que proporcionam o aumento da atividade.
“O telemarketing ainda é e será por muito tempo a ferramenta com mais capacidade de chegar a camadas da população que antes não era atingida por esse serviço”, comenta Fachola. Para ele esta camada social é a que faz o mercado crescer, exigindo cada vez mais Posições de Atendimentos (PAs) para o setor de televendas. Por contradição, o presidente assume que a principal dificuldade atualmente é a mão de obra qualificada.
Sobre a ascensão do e-commerce, Fachola comenta que não vê a atividade on-line como um concorrente das televendas, mas sim como uma ferramenta complementar. “Além de gerar demanda pela internet, é possível fazer campanhas informais de telemarketing para ‘abandonadores de carrinho de compras’ e possibilita que a compra que foi perdida pelo telefone, seja efetuada pela internet”, explica.