Se existe um ponto onde a Interactive Intelligence está fazendo a diferença, pode-se dizer que é na prestação de serviço no modelo Caas, com o Cloud. A explicação vem do próprio Joe Staples, CMO da companhia. Ele utiliza um estudo da Ovum para justificar que o mercado tradicional (venda de licenças) vem crescendo à media anual de 2%, contra 19% do mercado de Cloud. O resultado da política da empresa também reflete essa realidade: apenas no primeiro trimestre deste ano a empresa cresceu 31% – embora a projeção fosse de 20% -, e apenas o Cloud contribuiu com faturamento 42% maior que o mesmo período do ano passado. Estes resultados refletem o crescimento do faturamento anual da companhia: pulou de US$ 121.4 mi em 2008, contra US$ 237.4 mi ano passado.
“It´s a game change”, resume Staple, explicando que a aposta da empresa há cinco anos está dando resultado, com a mudança da cultura das empresas em comprar serviços, de implementar e utilizar. O que é uma grande promessa para a Interactive Intelligence se posicionar como líder do mercado de fornecimento de soluções de contact center através do Cloud já espelha a realidade das empresas que apostam em itens como flexibilidade – principalmente para as empresas de outsourcing – e a maneira de pagamento dos clientes, usando Opex.
O crescimento da participação do Cloud no faturamento da empresa pulou em 2009, de 5%, para 11% (2010), 23% (2011) e 35% (2012). “Este ano pensamos que pode chegar a 50%”, justifica Staples. Uma de suas explicações é que os competidores tradicionais não ofertam este serviço. “É a parte da empresa que mais cresce e estamos com uma grande vantagem competitiva e a vantagem de sair primeiro.”
Essa transformação nos negócios vem puxada pelos mercados mais maduros, como EUA, Inglaterra, Austrália e Japão. “Sabemos que temos uma grande oportunidade no Brasil, o que nos levou a montar um dos datacenters da América Latina no Brasil, no início deste ano. Os resultados devem começar a vir pois é uma atividade bastante nova e acabamos de iniciar nossos esforços”, destaca.
Além do serviço de Cloud ofertado diretamente pela empresa, Staples destaca iniciativas de parceiros, batizada de Clouds privados, que fazem ofertas para seus clientes, utilizando toda a ferramenta da Interactive Intelligence. “É uma nuvem privada, onde um outro grande mercado deve começar a despertar no Brasil, que são as empresas de outsourcing. Eles ainda não descobriram as vantagens da flexibilidade de uso e principalmente de adoção, facilmente adaptada às necessidades estratégicas de oscilação de suas operações.”
O que contribuiu para a evolução da empresa, a nível internacional, foi a aquisição de cinco partners na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Alemanha e Holanda. Hoje com 1,5 mil funcionários e três escritórios e campus em Indianápolis.