O impacto das mudanças no RH

0
4



O mundo está mudando e com ele as relações de trabalho. Quais as implicações dessas transformações para líderes, profissionais de RH e colaboradores? A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, pertencente ao Grupo Manpower, realizou uma pesquisa mundial em busca dessas respostas.

 

A consultoria constatou a complexidade do ambiente de trabalho atual para funcionários e empregadores, levando em consideração fatores como: escassez de talento, força de trabalho de múltiplas gerações, defasagens de habilidades, impulso para geração de empregos “verdes”, necessidade de adaptação a acordos de trabalho diversificados, aumento da “migração” no mundo do trabalho, entre outros.

 

“Para vencer no mundo do trabalho em constante mudança é imperativo que todos os envolvidos assumam uma nova forma de pensar”, afirma Tony Santora, vice-presidente executivo da Right Management. Segundo o executivo, existem quatro principais gatilhos de mudança na atualidade: apagão de talentos; sofisticação do consumidor, escolhas individuais e revolução tecnológica.

 

A primeira dessas tendências é a incompatibilidade de talentos com as demandas das organizações. “À medida em que a pressão para encontrar as pessoas certas, nos lugares certos, no momento certo aumenta, há um recuo da mão de obra economicamente ativa, as populações dos mercados emergentes declinam, as economias crescem e a natureza do trabalho se modifica”, explica Santora.