O líder inspirador

0
3
“Tudo começa com um bom líder.” A afirmação é do representante da Dale Carnegie Training no Brasil, Minervino Neto, ao comentar sobre a formação de uma equipe de alta performance. De acordo com o especialista, o líder é fundamental em todo processo, pois vai desenvolver as pessoas buscando o nível ideal de maturidade da equipe, aumentando, assim, as chances de alcançar a performance desejada. “Ele é o responsável direto pela alta performance da equipe. A consistência e constância do seu acompanhamento estabelecem o padrão de excelência”, comenta. Inclusive é o líder que, mantendo uma liderança efetiva e que consiga inspirar os membros da equipe, irá conseguir o engajamento de todos em busca dos resultados, segundo Neto.
Ele ressalta ainda que selecionar as pessoas certas é um passo importante, porém não é suficiente. Após selecionada a equipe, é necessário deixar claro qual a expectativa que se tem sobre ela, ou seja, o que se espera em termos de resultados e comportamentos. Em seguida, faz-se um plano de desenvolvimento para aprimorar as habilidades que serão exigidas. O desenvolvimento precisa ser contínuo e com acompanhamento do gestor. “A equipe deve passar por treinamentos para que os altos índices de performance sejam alcançados. Metas claras, acompanhamento de performance e desafios ajudam no desempenho individual. É importante que não se esqueça, inclusive, de incentivar a interação entre as pessoas para que cada um colabore com o resultado final da equipe, expressando suas qualidades individuais”, acrescenta.
Embora dependa do propósito de cada equipe, outro fator importante é ter um grupo com perfil diversificado. O especialista explica que pode ser mais produtivo, pois aumenta a possibilidade de conseguir resultados em atividades diferentes. “Além disso, no momento de resolver problemas, é mais fácil chegar a soluções diversas com um grupo mais heterogêneo. Mas isso só vai funcionar se cada membro da equipe souber trabalhar em conjunto, em busca do mesmo propósito”, destaca.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNovo cenário?
Próximo artigoSky UK amplia visão sobre operação