A idéia de permissão na forma de comunicação com o público-alvo promete trazer importantes mudanças para o futuro do marketing. Essa visão é de Seth Godin, vice-presidente de direct marketing da Yahoo!, e foi abordada por Rubens Stephan, da Metro MD, no “The Must of DMA’99”, realizado pela ABT e o IDBM dia 24/11, no Hotel Hilton São Paulo.
Analisando que a indústria do marketing traz uma velha tradição de marketing de interrupção, ou seja, que já se habituou a produzir mensagens que chegam ao público nos momentos mais inesperados e nem sempre adequados, Rubens Stephan disse que “isso está saturando, pois estamos ficando sem espaço em nossos cérebros”.
Segundo ele, há ruído demais na comunicação de marketing, de modo que a nova palavra é “permissão”.
“As empresas precisam parar de caçar prospects e passar a cultivar clientes”, alertou Rubens, antevendo que o marketing de permissão será decisivo no estabelecimento de relações proveitosas com os clientes. Principalmente se considerarmos as perspectivas do comércio eletrônico, a partir do panorama atual que nos informa a existência de 120 milhões de pessoas interconectadas em rede e 40 milhões de websites comerciais.
Contudo, esse contingente de prováveis compradores só passa a ser relevante, num enfoque de fidelização, na medida em que se pode manter um elo de intimidade, um vínculo com a pessoa que permita à empresa obter informações verídicas.
“Vamos parar de mandar informações que não sejam relevantes”, sentenciou Rubens Stephan aos executivos presentes ao “The Must of DMA’99”, aconselhando todos a estabelecer vínculos com seus clientes pedindo permissão para isso.
Para ir se habituando a ser mais seletivo, ele sugeriu parar de mandar mensagens cujo conteúdo não seja “esperado, pessoal e relevante”.