Diariamente, as pessoas tomam milhares de decisões. Sempre que se decide fazer alguma coisa, essa escolha está direcionada para algum propósito. Por exemplo, se optar por um novo emprego, está direcionado e acredita que vai obter determinados benefícios, como um bom ambiente, oportunidades de crescimento e melhor salário. Se você escolhe um companheiro ou companheira, certamente estará direcionado por acreditar que vai viver momentos de prazer e apoio mútuos. Mesmo em coisas simples, a escolha e a direção estão presentes.
A grande dificuldade de algumas pessoas está em tomar decisões que tenham o propósito de melhorar a vida, pois muitas vezes somos destrutivos. “É comum escolhermos um caminho que não condiz com nossos objetivos, e assim criamos uma série de frustrações e angústias. Todos que buscam viver uma vida de realização precisam ter coragem de superar os próprios limites e sair da zona de conforto. Uma decisão significa uma mudança, ou seja, é um ato de coragem para quem quer fazer a diferença”, enfatiza Valdizar Andrade, especialista em comportamento organizacional e autor do livro “O Poder da Decisão: Reflexões de um Peregrino”.
Ele comenta que, talvez, ainda não estejamos familiarizados com o fato de sermos responsáveis por tudo aquilo que encontramos em nossa vida. “Temos uma valiosa habilidade, a de perceber o que está faltando. Isto é muito útil para fazer as malas, encher um copo com água e para planejar. Porém, uma pessoa só nota o que falta se estiver internamente direcionada para buscar isto, ou seja, só notaremos algo que não está nos fazendo bem se decidirmos avaliar as nossas ações”, afirma o especialista.
Tomar boas decisões e alcançar objetivos exige foco e autoconhecimento. Para o autor do livro, aqueles que exclusivamente se ´movem em direção a´ podem tomar decisões ingênuas e potencialmente arriscadas. E os indivíduos que somente se ´movem se afastando de´ podem parecer muito pessimistas ou ´paranóicos´. Boas decisões e planos geralmente envolvem combinação de ambos. Valdizar Andrade lembra que o universo interno de cada um é muito rico em experiências e emoções. “Temos vivências e experiências muito ricas, isto significa que o que quer que busquemos dentro nós, podemos encontrar, e se desejarmos algo diferente, temos a nossa capacidade de usarmos o que existe e transformar em algo novo. Nunca esqueça o poder de decisão e controle da sua vida está em você”.
Serviço
Título: O Poder da Decisão: Reflexões de um Peregrino
Autor: Valdizar Andrade
Editora: Universidade da Inteligência
Páginas: 160
Preço: R$ 40,00