O poder da meritocracia

Autor: Márcia Assim
A meritocracia é mais uma ferramenta de recursos humanos, com a qual os funcionários são alinhados aos objetivos da companhia, de forma que todos trabalhem com um só foco: atividades que tragam resultados para ambas as partes.
As vantagens dessa prática são a motivação dos colaboradores e a retenção de talentos. Porém, para a empresa, é delicado mensurar o desempenho de colaboradores que possuam as mesmas condições de trabalho, remuneração e cargos semelhantes, pois isso pode trazer insatisfação entre os colegas.
Para conseguir administrar as metas da companhia com a rotina do trabalho, os pilares do programa são: avaliação periódica e transparência nas informações e nos objetivos, aliados ao constante feedback.
Após sua aplicação, os resultados vêm por meio da fidelidade do profissional com a empresa. Além, é claro, do crescimento individual de acordo com as metas impostas pela companhia. Os desafios individuais e coletivos são ferramentas de estímulo, que ajudam o time a evoluir em diversas áreas.
Há três caminhos para incentivar a equipe: reconhecimento, aceitação e promoção de carreira. O reconhecimento de um trabalho diferenciado traz status e a alegria de um trabalho bem feito, que cresce junto com a organização.
Os próximos passos incluem uma mensuração qualitativa e quantitativa dos pontos positivos, negativos ou resistências. Ao longo do programa, surgem bases mais sólidas que direcionam os dirigentes a fazer ajustes e alterações em suas práticas de gestão, para o melhor aproveitamento dos colaboradores em suas diversas áreas de atuação.
Márcia Assim é gerente de recursos humanos da Kalunga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima