Em 1897, o economista Vilfredo Pareto descobriu que havia um padrão na distribuição da riqueza mundial: 20% das pessoas detinham 80% do que se produzia. Essa constatação ficou conhecida como Lei de Pareto e se deu enquanto o estudioso investigava a distribuição da receita e da riqueza em um determinado grupo. Um século depois, Richard Koch apresentou “O Princípio 80/20 – Os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida”, trazendo a teoria econômica para outros aspectos da vida moderna: em geral, 20% do que se faz produz 80% do resultado total e, portanto, 80% do que é feito – via de regra – não gera tanto resultado. O estudo deixa claro que há um desequilíbrio entre esforços e resultados, entradas e saídas, inputs e outputs e explicita uma relação matemática entre a proporção de pessoas e a renda recebida, tornando evidente que 80% do esforço consumido para finalidades práticas são irrelevantes.
Na publicação, Koch aponta quais são os 20% essenciais que vão criar os resultados significantes a fim de ensinar o leitor a obter mais, utilizando menos tempo, dinheiro, recursos e energia. Para tal, faz uma análise global do que pode ou não alavancar uma empresa e também a vida íntima dos indivíduos. Entretanto, nem sempre a fórmula “mais dinheiro, mais sucesso, mais feliz” está correta, pois a busca deve se basear em aumentar a riqueza pessoal e não necessariamente a renda.
A partir da teoria, o autor explica a análise e o pensamento 80/20 na prática, fazendo uma recapitulação de como começou a aplicá-lo em sua vida profissional e de que maneira o leitor pode utilizar quantitativa e qualitativamente essa proporção. Por meio de gráficos e tabelas, mostra como utilizá-las sem cair em armadilhas, fazendo uma avaliação correta com exemplos concretos a partir de cases de sucesso. Também elenca equívocos e acertos ao repensar estratégias de toda ordem: financeiras, administrativas, de gestão, de negociação, entre tantas outras.
Ficha Técnica
Título: O princípio 80 / 20 – Os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida
Autor: Richard Koch
Editora: Gutenberg
Preço: R$ 37,90
Páginas: 256