O que atrai e retém jovens?

0
3
Ter perspectivas de carreira futura é o atributo mais importante, tanto para atrair (69,3%) como para reter (58,5%) jovens profissionais. É o que aponta a pesquisa “Atração e Retenção de Jovens”, realizada pela Affero Lab, empresa de educação corporativa, com o objetivo de compreender e comparar os interesses e expectativas da nova geração de profissionais. O estudo foi aplicado em uma base com mais de oito mil colaboradores atuantes em grandes empresas dos diversos setores da indústria, com até 31 anos de idade.
Salário e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal são os únicos atributos que mantêm a importância, tanto no momento da atração como na retenção. Os atributos que mais perdem importância, com diferenças significativas entre a atração e a retenção, são: benefícios, camaradagem entre as pessoas e a participação em cursos e treinamentos.
A pesquisa mostra também que, embora a gestão tenha menor peso na hora de jovens profissionais escolherem uma empresa para trabalhar (20,8%), para que permaneçam no trabalho, o gestor ganha importância significativa (31,1%). Além disso, trabalho relevante é fundamental para manter esses profissionais motivados (39,1%).
De acordo com Alexandre Santille, CEO da Affero LAB, entender como esses atributos exercem influência em jovens profissionais é indispensável para a sustentabilidade do negócio. “As empresas precisam entender o que os jovens buscam em um empregador. Só assim poderão elaborar uma oferta de trabalho com atributos que façam sentido para atrair e reter os mais capacitados”, diz.