O desempenho final de uma empresa, em termos financeiros e de processos, sempre são mais positivos quando há comprometimento e motivação. Por isso, uma das principais buscas dos call centers é por motivar os colaboradores. Mas como despertar esse sentimento? A palestrante, psicóloga e consultora organizacional, Meiry Kamia, explica que é preciso haver um desejo ou uma necessidade que impulsione a ação, caso contrário, ela não ocorrerá. “A palavra motivação significa ´motivo para a ação´, é a razão pela qual se faz alguma coisa. Por exemplo, se você sentir sede, irá buscar água para sanar sua necessidade. Mas, se já estiver saciado, não terá razão alguma para buscar água”, esclarece.
Ela comenta que todos os comportamentos funcionam da mesma forma, sendo assim, as pessoas realizam ações por razões muito pessoais. Isso significa que não é possível motivar alguém, mas pode-se despertar a motivação por meio de uma necessidade já existente dentro dela. “O psicólogo Maslow foi um dos primeiros a falar sobre motivação e criou a hierarquia das necessidades. Segundo ele, os seres humanos são motivados em maior ou menor grau de acordo com o grau da necessidade. Agem de acordo com o sentido que a ação tem para ele.”
Dentro disso, a especialista pontua que no trabalho, muitas vezes, os funcionários perdem o sentido do trabalho. Por conta da fragmentação, eles não conseguem enxergar de forma clara os benefícios que o trabalho e esforço traz para o mundo. “Quando se perde o sentido do ´para que´ realizar uma ação, perde-se a motivação”, completa. Aparece, então, a importância do líder. Ele cria sentido e, por meio da comunicação, desperta o desejo de evoluir, crescer, em cada uma das pessoas. “O bom líder conhece cada um de sua equipe e sabe bem como conduzir o discurso para despertar o desejo de cada um deles”, acrescenta Meiry.