O real sentido da colaboração

Autor: Samir El Rashidy
Que as formas de se trabalhar estão mudando já não é nenhum segredo, e que as empresas precisam se adaptar para acompanha-las, também não. O que parece ainda estar envolvido em certo mistério é afinal, qual o caminho para as empresas se atualizarem e manterem uma vantagem competitiva?
A natureza de se fazer negócios se espalhou por mais regiões e países, o que requer ferramentas de comunicação mais inteligentes e integradas, que vão muito além de voz e vídeo. Isso envolve mais do que simplesmente abrir canais entre dois pontos no mundo e esperar que o melhor aconteça – envolve alavancar todo o capital intelectual de uma empresa a serviço de seus funcionários. Neste cenário, a colaboração efetiva e as tecnologias que a viabilizam são os exemplos mais tangíveis da transformação digital pela qual as empresas estão passando atualmente.
A chamada Comunicação Unificada, em seu termo mais técnico e já muito usual, surge da necessidade de somar todos os meios de comunicação possíveis. Hoje uma pessoa possui, em média, de 5 a 6 formas diferentes de ser contatada. Duvida? E-mail, celular, telefone fixo, Skype, Whatsapp –  só aí já temos cinco maneiras e, com tantas diferentes, existe a dificuldade de administrar todas, o que diminui as chances de encontrar seu destinatário rapidamente em um primeiro contato.
Hoje, esse conceito se expande e dá lugar ao termo mais abrangente e democrático: colaboração, tendo em vista a importância da interação entre as pessoas para o efetivo sucesso de qualquer empresa. No âmbito corporativo, a ideia é concentrar as formas de contato, em um ponto único de acesso, utilizando qualquer recurso. Fazem parte do conceito de colaboração todas as mídias com as quais a comunicação pode ser feita e os meios nos quais essa comunicação será armazenada e reproduzida. Assim, a partir do momento em que é realizada, é possível visualizar a evolução da interação entre times dispersos.
Entre as vantagens agregadas pelas tecnologias de colaboração está a melhoria do equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, ou seja, o ganho de qualidade de vida que muitos almejam! É possível, e muito viável, trabalhar de qualquer lugar, com todos os recursos, interagir sem que as distâncias geográficas sejam um impeditivo, realmente encarando a tecnologia como uma transformação nas empresas.
Com isso, é preciso pensar na gestão: como os trabalhadores passam a ser organizados e como será a política interna de gestão das tecnologias – uma verdadeira transformação do ambiente de trabalho.
NA NUVEM
Há muita demanda de clientes para essa solução, especialmente para o modelo baseado na nuvem. A implementação em nuvem de forma segura, claro, é uma das maiores preocupações, assim como a busca por soluções que permitam escalabilidade para o acréscimo e decréscimo de usuários de maneira instantânea.
A adoção da colaboração na nuvem permite planejar de forma estruturada e com previsibilidade de custos, não só o número de usuários, mas também os recursos de acessos de cada um deles, disponibilizando uma estrutura escalável e preparada para inclusão de qualquer meio ou facilidade em qualquer momento.
No caso do Brasil, geralmente as empresas começam com telefonia, pelo antigo sistema de PABX que têm há anos, e passam a precisar de novos recursos. No exterior, a realidade é diferente – as empresas já seguem por caminhos mais integrados e existe uma demanda maior para isso. Podemos dizer, no entanto, que sentimos uma mudança de perfil no Brasil nos últimos dois anos, com uma crescente demanda por mobilidade, conferências multimídia, presença e integração com interatividade por vídeo. Como a necessidade de migrar para nuvem já é latente e considerável, por que não os unir?
Com as novas formas de trabalho, a agilidade é item primordial e imprescindivel. Tendo a tecnologia comprovada, as empresas finalmente se sentem seguras, para seguirem novos caminhos. Com opções estratégicas e bem articuladas para as necessidades de cada tipo de empresa e negócio, a colaboração representa a verdadeira evolução e se torna cada dia mais relevante, flexível e benéfica. Graças a esta e muitas outras evoluções, tanto funcionários como empresas só têm a agradecer.
Samir El Rashidy é diretor de soluções da Orange Business Services para América Latina.

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