“A educação continuada dos profissionais é a chave para que o callcenter brasileiro seja bem sucedido no exterior”, afirma Erica Townson, Managing Partner do Summit Circuit, empresa de eventos internacionais que visa a aproximação de executivos do mercado de Call Center de diversos países, com ênfase no intercâmbio de negócios de BPO e Offshore. Erica esteve no Brasil no último dia 28 de novembro (segunda-feira), acompanhada de Lynne Maruyana, também Managing Partner do Summit Circuit, para o lançamento do evento Contact Center Offshore Brazil, promovido em parceria com o Instituto de Telemarketing e a ABT (Associação Brasileira de Telemarketing), a ser realizado em abril de 2006, em São Paulo.
O lançamento do Contact Center Offshore Brazil foi aberto com a apresentação de uma pesquisa realizada pela PUC-SP, em parceria com a (ABT), que retratou o mercado brasileiro de call center e comparou-o com outras 18 nações. Os resultados (ainda preliminares) mostram que o Brasil tem índices equivalentes aos dos grandes players mundiais nos quesitos capacitação e tecnologia, porém, custos salariais menores, se apresentam como importante diferencial competitivo.
Resultados parciais da pesquisa apontam que, em 58% das centrais de atendimento (próprias e terceirizadas), as vendas aumentaram em mais de 60% nos dois últimos anos. Com isso, está nos planos de 69% das empresas contratar mais funcionários em 2006.