O truque da churrascaria e interrupções

Autor: Marco Darvas
Já imaginou sacar um cartão vermelho para quem está te interrompendo em alguma tarefa importante? Não seria fácil se fosse assim? E se a pessoa a quem você deve dar um cartão vermelho for você mesmo? Num mundo em que as interrupções são cada vez mais frequentes, cabe a nós mesmos analisarmos quais são as fontes que mais perturbam. Sem dúvidas, somos responsáveis por tudo o que criamos, provocamos ou permitimos. Às vezes engatamos uma tarefa atrás da outra sem nos darmos conta que estamos tentando fazer oito coisas ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, a sensação é de que tudo e todos te interrompem o tempo inteiro.  Já viu esse filme, não é? 
A maior dificuldade é a de concentrar no aqui e agora, em meio a tantas atividades e apelos tecnológicos. Como dar conta dos e-mails, smartphone, facebook e twitter, e cumprir todas aquelas metas que não param de crescer, e ainda atender aquele pedido especial do chefe? Uma saída interessante pode ser começar a utilizar a técnica ON (Observação Neutra). Procure mapear, através da ON, quando, quanto e por quem você é interrompido. 
Você é interrompido só pelos outros ou por você também? Na sua psique o pedido do chefe e a conta pessoal que você ainda não pagou por pura falta de tempo ocupam o mesmo lugar e espaço, o dos incompletos. Para evitar a dispersão, pode ser interessante criar truques começando por estabelecer algumas regras com relação às tecnologias, por exemplo. 
Use os e-mails junto com os celulares. Procure criar uma mensagem que estimule as pessoas a darem prioridade no e-mail e só em caso de emergência ligar e deixar recados. Ouça-os periodicamente retornando quando necessário. No seu cartão de visitas procure destacar o e-mail e colocar os seus números de celular ou fixo, se necessário, a mão, evitando que todos tenham o seu número direto. 
Para que você não saia da frigideira e caia no fogo, seja militar em processar e organizar os seus e-mails enviando direto ao lixo o que não interessa, arquivando os que são apenas informações para referência e lidando apenas com aqueles que realmente interessam. Outra dica importante: processe a sua caixa de entrada em períodos regulares de tempo e não o tempo todo que você esteja próximo a um computador, pois assim seu tempo reservado para outras coisas fica totalmente comprometido (desabilite aquela função do seu smartphone que te despeja continuamente cada e-mail do seu endereço eletrônico). 
Procure você também utilizar bem essas ferramentas deixando recados e mensagens claras e objetivas em caixas postais e de entrada. Lembre-se: os bons e eficientes modos começam e terminam em você. Por falar em pessoas, esse é um dos maiores desafios. A interrupção alheia costuma ser a deixa para nos plugarmos em outra coisa, principalmente se estamos frente a algo complexo ou desafiador. Sempre seremos testados pelos eternos interruptores de plantão e o melhor mesmo, é de uma maneira educada e elegante, deixar claro que aquele não é o momento. 
Para algumas pessoas, fechar sua agenda para determinados afazeres e não se levantar antes de terminá-los é o melhor remédio. Esse é um truque que permite uma maior concentração. “Corrigir a rota” é igualmente importante, visto que o nosso goal é cruzar a linha de chegada. Tenha sempre em mente que o grande o objetivo é aumentar a nossa produtividade e, ao invés do cartão vermelho, adquirir aquele hábito saudável da churrascaria onde o vermelho apenas indica que já estamos satisfeitos, enquanto o verde significa que ainda “temos espaço” para ingerir mais coisas. 
Marco Darvas é consultor em produtividade pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima