Responsáveis pelo relacionamento do homem com o ambiente, os sentidos têm papel de destaque no cotidiano e, sobretudo, no mundo corporativo. Um líder que usá-los de forma equilibrida acabará por sair na frente, uma vez que o corpo e o meio emitem constantemente sinais que precisam ser decodificados para perceber qual direção tomar e até, o que pode ser bom ou não para a empresa. Para uma decodificação segura é necessário que os sentidos estejam treinados.
De acordo com a sócia-diretora da F&M Consultores, Fátima Motta, o trabalho em conjunto dos sentidos permite apurar a intuição, que é a capacidade de ver além das aparências, é ter o feeling e aplicá-lo. “A intuição não segue o caminho da racionalidade, por isso diante do cenário de mudanças rápidas e constantes, que são características do mercado empresarial, um líder que usar a intuição destaca-se”, afirma.
Fática explica como cada sentido pode ajudar na liderança:
Audição: ouvir não é uma tarefa simples. Um bom líder não deve apenas deixar que as palavras do liderado cheguem até o ouvido, ele tem que estar intimamente junto com o interlocutor, mantendo atenção aos seus gestos e emoções. Uma das principais queixas nas empresas é sobre mal entendidos, por isso a importância de manter este e os outros sentidos atentos para garantir que o feedback seja interpretado de maneira correta.
Olfato: é bem comum ouvir que “algo não cheira bem”. A máxima é colocada à prova na organização quando conflitos foram mal resolvidos. O odor pode identificar perigos, e é de competência do líder detectar esses desalinhamentos e tornar o ambiente mais proveitoso.
Tato: o brasileiro é por natureza um povo que gosta de manter contato físico com as outras pessoas, mas o uso deste sentido dependerá da cultura da empresa. No entanto, existem ocasiões vitais para aproximar líder e colaborador, bem como transmitir confiança. Após a conquista de um bom resultado, que tal dar um abraço bem forte para comemorar? É uma ação simples que promove uma atmosfera mais saudável.
Paladar: deve-se trabalhar com apetite, ter gosto pelas pessoas e coisas. Assim como no tato, o paladar também pode ser usado para celebrar vitórias. Marcar um almoço com a equipe ou até festejar os aniversários dos funcionários ajuda a fortalecer a relação e promove um ambiente mais benéfico para todos.
Visão: apesar de parecer lugar comum, a visão possui um papel fundamental na construção da primeira impressão. O líder não pode se deixar levar por estereótipos e preoconceitos, o olhar tem que ser diferenciado, humano e acolhedor. Este olhar diferenciado está associado à crença no ser humano e em suas competências. E não se trata apenas de simpatizar-se com uma pessoa – a visão é primordial na identificação de riscos e oportunidades no dia a dia do trabalho. A visão também deve conduzir o líder para frente, para o futuro. Não se pode ficar preso a acontecimentos do passado, um bom líder precisa dirigir a organização para novos desafios.