Como parte da estratégia de transformação digital, a Oi expande o assistente virtual para o Messenger. A ferramenta, que antes estava disponível no Portal da Oi,agora atende aos clientes também pela página oficial da operadora no Facebook. O lançamento utiliza o IBM Watson, plataforma de inteligência artificial na nuvem, e tem o objetivo de oferecer novos canais de autoatendimento.
O assistente interage fornecendo informações para pagamento das contas dos produtos Fixo, Banda Larga, Pós e Oi Total, além de ajudar o cliente a lembrar a data de pagamento de suas contas, sempre três dias antes e no próprio dia do vencimento. Novas funcionalidades serão incluídas no assistente virtual com base nas principais necessidades dos clientes sempre com foco na solução efetiva das solicitações e na melhoria da experiência de uso.
“Estamos expandindo o assistente virtual para novos canais, facilitando cada vez mais o acesso, garantindo estarmos disponíveis para os nossos clientes onde e quando quiserem, resolvendo suas questões em tempo real e também reduzindo nossos custos com o atendimento (call center). Estamos investindo ainda mais em novas funcionalidades e novos canais, para sermos cada vez mais efetivos no relacionamento digital com nossos clientes”, explica Ariel Dascal, diretor de Transformação Digital da Oi.
O assistente virtual faz parte da estratégia de transformação digital da Oi e foi construído com base em estudos da jornada dos clientes e com apoio de diversas áreas além do time do Digital da Oi (Relacionamento com Clientes, Tecnologia, Financeiro, Experiência do Cliente, etc). “Aplicamos técnicas de Design Thinking e construímos uma jornada para nosso assistente virtual com foco na experiência dos clientes”, acrescenta.