Nunca se esteve tão próximo dos clientes e essa é uma oportunidade única de ouvi-lo, interagir com ele e engajá-lo com a marca, na visão do vice-presidente de clientes da Sky, Vito Chiarella. Estar nas redes sociais já não é mais uma opção. “As empresas são parte do diálogo social, cabe a elas criarem uma forma inteligente de participar deste ambiente. A Sky já achou esse caminho”, afirma convictamente.
As redes sociais transformaram a comunicação one-to-one em uma discussão aberta para todos. O mais importante dessa evolução, na opinião de Chiarella é a mudança de comportamento do consumidor, que passou a demandar respostas mais rápidas das empresas e percebeu que pode engajar outras pessoas na sua causa.
“Uma vez transformada a forma de comunicação, o comportamento do consumidor e a aproximação da empresa com os clientes, o próximo passo é organizar o diálogo utilizando ferramentas que possam gerar dados estruturados para a empresa e sem perder a humanização que os clientes exigem neste ambiente”, define o vice-presidente. Ele acrescenta que, com as novas frentes de comunicação, outro grupo de usuários passou a entrar em contato com a empresa, os filhos dos titulares de assinatura.
Para não errar ao atender pelas redes sociais, Chiarella dá uma dica simples. “É preciso ouvir o cliente. Essa sempre foi a fórmula básica de sucesso, que se estende a este novo ambiente. Soma-se a isso a agilidade e dinamismo que as redes sociais demandam, garantindo uma informação correta, honesta e confiável.”