As empresas de pager também começaram a entrar no mercado de callcenter, para diversificar as atividades e continuar crescendo. As notícias mais recentes são da Teletrim e da Mobitel. Mas o que atrai não são apenas os números que indicam grande crescimento da atividade, divulgados pela ABT. No business plan destas empresas existem números novos e muito mais atraentes.
No caso da Teletrim, a empresa resolveu contratar uma consultoria internacional para mapear o mercado e apontar índices como crescimento, potencialidade e oportunidades, dentro de um cenário global. E os números são surpreendentes. Mais: desenham um novo cenário.
O estudo revela, por exemplo, que existem no País perto de 190 mil posições de atendimento, das quais 10% são terceirizadas. A primeira reação é a comparação com os dados da ABT, que projetam a média de 120 mil posições. A segunda é o volume de terceirização – 10% da pesquisa encomendada pela Teletrim contra uma média de 5%, consenso do mercado e apontado pela pesquisa da entidade.
O potencial da atividade apresentado pela consultoria também é grande. Tendo como base o mercado americano, a consultoria mostrou que a atividade nos EUA, onde a economia é estável, vem crescendo constantemente. Transportada a análise para o Brasil, a consultoria criou – a pedido da Teletrim – cenários de otimismo, realista e pessimista.
As projeções, mesmo num cenário considerado realista, acabam indicando um tremendo potencial. Até pela elasticidade dos números e projeções. É possível criar alguns cenários. 1 – Comparando os números da ABT com os da consultoria, existe um vácuo de mercado a ser explorado – os 5% de terceirização levantado pela ABT e os 10% projetados pela consultoria. 2 – o crescimento pode ser muito maior que o projetado pela ABT, se o parâmetro for a projeção da entidade com a potencialidade apresentada pela consultoria. 3 – o mercado tem muito mais potencial do que se prevê.
Estes números podem ser discutíveis, evidentemente. Mas há que se respeitar os parâmetros – o mercado americano e alguns levantamentos feitos pela consultoria –, além dos cenários montados. E a realidade é que a Teletrim resolveu investir. Mesmo que a empresa aposte no cenário mais pessimista, deve cumprir seu business plan. Se o cenário se desenhar o realista, a atividade vai continuar mantendo seu ritmo de crescimento. E se o que vingar for o otimista, certamente vai haver uma grande explosão de crescimento, que – aliás – é o que temos visto.
E, para quem tinha uma estrutura tecnológica, a guinada exigiu apenas a composição de uma estrutura e corpo empresarial focado na atividade. Pelos resultados empresariais da Teletrim Callcenter, em alguns meses de operação, ficamos a imaginar qual o cenário que está sendo o real…