Empresários que buscam redução de custos, melhoria dos processos e convergência das redes, devem prestar especial atenção para a segurança das informações e das chamadas telefônicas, na adoção da infra-estrutura VoIP. Isso é o que diz a Internet Security Systems (ISS), empresa de soluções de proteção da informação.
“O que muitos executivos não percebem é que a rede VoIP utiliza a mesma infra-estrutura de uma rede de dados, logo é tão vulnerável quanto a última. Se um hacker consegue acesso não permitido, além de poder derrubar a central de chamadas telefônicas das companhias, ele pode ouvir as conversas ou mesmo usar a rede para atacar outros locais”, alerta o presidente da ISS no Brasil, Rogério Morais.
Entre as razões pelas quais se preocupar, os especialistas destacam que os problemas residem na visão das empresas que, na implementação da tecnologia, sempre se interessam mais com a qualidade do serviço e estrutura, deixando a segurança em um segundo plano. Além disto, é importante lembrar que as ligações em VoIP são consideradas como dados pelo sistema e enviadas em pacotes de informações. Logo problemas como vírus, worms, trojans e Denial of Service (DoS) também podem impactar nestas redes, inclusive com o roubo de informações.
Outro ponto importante é que a maioria das empresas permite que os sistemas e aplicações de suporte sejam instalados com a configuração default da ferramenta, a qual admite pouca ou nenhuma segurança, resultando que os sistemas fiquem vulneráveis assim que estiverem funcionais.
De acordo com Rogério, é preciso ter ações preventivas para a implementação e uso da tecnologia VoIP. “A conscientização é essencial para o crescimento do uso da tecnologia no país”, conclui.