Os verdadeiros líderes

0
1


Em meio a uma sociedade cada vez mais competitiva, o surgimento de novos líderes nos diversos segmentos passa a ser uma conseqüência natural. No entanto, líderes que criam idéias inovadoras e lucrativas de forma duradoura são poucos. A obra “Liderança Duradoura”, escrita por Mukul Pandya e Robbie Shell e lançada no Brasil pela Bookman Editora em associação com a Wharton School Publishing, mostra o perfil de 25 líderes considerados extraordinários, entre eles, Bill Gates, Jack Welch, Richard Branson e Andy Grovel da Intel.

O texto é resultado da parceria entre o Nightly Business Report (NBR), programa diário de economia e negócios da televisão norte americana, e o [email protected], um jornal on-line de pesquisa e análise de negócios publicado pela Wharton School da Universidade de Pennsylvania. Pandya é editor e diretor do [email protected] e Shell por sua vez é a editora executiva da publicação. Juntos identificaram os 25 líderes empresariais mais influentes nos últimos 25 anos, a partir de 700 nomes indicados pelos telespectadores do NBR.

Os autores acreditam que líderes são aqueles que escolheram liderar. “No fundo, a liderança é bem simples: trata-se de uma questão de escolha e determinação” explicam Pandya e Shell. “Líderes são formados, não nascem assim e dessa forma. Descobrir os atributos da liderança duradoura pode ajudar pessoas a aumentarem a influência nas respectivas áreas, refinando o próprio estilo de comandar e conquistando resultados surpreendentes que podem acelerar o progresso da carreira”. O livro também mostra que não existem líderes exatamente iguais.

Dividida em dez capítulos, a obra identifica as oito qualidades que fizeram dessas pessoas grandes líderes, discute os atributos que levaram Grove e a Intel pelo caminho do sucesso e traz breves apresentações dos demais personagens, abordando os marcos de suas vidas. A lista porém nem sempre traz pessoas conhecidas pelo grande público, como é o caso de James Burke, CEO da Johnson&Johnson em 1982 período em que houve a crise do Tylenol. Naquela época sete pessoas morreram depois de ingerir o analgésico contaminado, como forma de sabotagem, por cianureto. Burke contornou a crise e ainda publicou um livro com o objetivo de orientar corporações que passam pelos mais diversos problemas.

Ficha Técnica
Título: Liderança Duradoura
Sub-título: O que podemos aprender com os 25 maiores líderes de negócios de nossos tempos
Autor: Mukul Pandya e Robbie Shell
Editora: Bookman Editora
Número de páginas: 232
Preço: R$ 46,00